Topo

Esse conteúdo é antigo

Kim Jong-un recebeu vacina chinesa contra coronavírus, diz especialista

Arquivo - Kim Jong-un recebeu nas últimas semanas uma vacina chinesa contra o novo coronavírus, segundo informações de um especialista norte-americano. - KCNA/AFP
Arquivo - Kim Jong-un recebeu nas últimas semanas uma vacina chinesa contra o novo coronavírus, segundo informações de um especialista norte-americano. Imagem: KCNA/AFP

Em Roma

01/12/2020 13h07

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, recebeu nas últimas semanas uma vacina chinesa contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), segundo informações de um especialista norte-americano.

Harry Kazianis, um especialista em segurança, afirmou em um artigo publicado na revista "19FortyFive" que a China também enviou doses do medicamento para os membros da família de Kim.

"O líder norte-coreano Kim Jong-un e vários outros altos funcionários da família Kim e da rede de liderança foram vacinados contra a Covid-19 nas últimas duas a três semanas graças a uma das vacinas candidatas fornecidas pelo governo chinês", explicou o especialista.

Kazianis ainda citou anonimamente duas fontes da inteligência japonesa e não indicou qual das vacinas chinesas foi administrada no líder norte-coreano.

Atualmente, a China tem quatro vacinas candidatas contra a covid-19 na fase 3 de testes clínicos - a última etapa - em estudos que estão sendo realizados ao redor do mundo.

De acordo com a China National Pharmaceutical Group (Sinopharm), quase um milhão de chineses já receberam duas vacinas experimentais anti-Covid produzidas pela farmacêutica, mesmo que não tenham os resultados sobre a eficácia publicado.

A Coreia do Norte ainda não formalizou nenhum contágio de coronavírus no país, enquanto um relatório recente da Organização Mundial da Saúde apontou que "mais de 800 casos suspeitos" foram registrados.