Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco visita sobrevivente de Auschwitz em Roma

20.fev.2021 - Papa Francisco se encontra com Edith Bruck, sobrevivente do Holocausto - Vaticano
20.fev.2021 - Papa Francisco se encontra com Edith Bruck, sobrevivente do Holocausto Imagem: Vaticano

Do UOL, no Rio

20/02/2021 15h25

O papa Francisco fez hoje uma visita fora da agenda à poeta húngara naturalizada italiana Edith Bruck, sobrevivente do Holocausto. O encontro, que ocorreu por volta das 16h (horário local), durou cerca de uma hora. O pontífice ainda prestou homenagem a todos que foram mortos pela 'insanidade' nazista.

"Eu vim agradecer pelo seu testemunho e prestar homenagem às pessoas martirizadas pela insanidade do populismo nazista", teria dito o papa a Bruck segundo o Vaticano.

A escritora de 89 anos, que vive em Roma, nasceu em uma família judaica pobre e foi levada a uma série de campos de concentração, onde perdeu o pai, a mãe e o irmão.

"A conversa com o papa percorreu aqueles momentos de luz que marcaram a experiência no inferno dos campos de concentração e evocou os temores e esperanças em relação ao tempo em que vivemos, sublinhando o valor da memória e o papel dos idosos em cultivá-la e transmiti-la aos mais jovens", disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Nascida Edith Steinschreiber, em 3 de maio de 1932, Bruck é a mais nova de seis filhos de uma família judaica que vivia em um vilarejo húngaro na fronteira com a Eslováquia.

Vítima de discriminação durante toda a infância, ela foi deportada para o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1944, ocupada pela Alemanha.

A mãe dela morreu em Auschwitz. O pai, em Dachau, na Alemanha, onde ela cavou trincheiras e construiu ferrovias, disse recentemente ao jornal do Vaticano, Osservatore Romano.

Bruck ainda passou por Kaufering, Landsberg, Christianstadt e Bergen-Belsen, onde seria libertada com uma irmã, em abril de 1945. Após a guerra, a poeta chegou a viver durante oito anos em Israel. Mas, em 1954, mudou-se para Roma, onde reside até hoje.

Com informações de Ansa e Reuters