Turquia evacua em segredo políticos afegãos de alto escalão
A Turquia evacuou em segredo diversos políticos de alto escalão do governo do Afeganistão durante as operações para retirar seus cidadãos do país, repercute a mídia local nesta sexta-feira (20).
Ao menos 40 políticos foram embarcados em um voo com cidadãos turcos da Turkish Airlines que pousou em Istambul com 324 passageiros a bordo na segunda-feira (16).
Entre os citados, estão o segundo vice-presidente, Sarwar Danish, o ministro das Relações Exteriores, Mohammad Hanif Atmar, o chefe da Direção Nacional de Segurança, Ahmad Zia Sraj, e o chefe da Alto Conselho para a Reconciliação Nacional, Enayatullah Babur Farahman. Também estão três ex-ministros e diversos deputados.
O portal Hurryet informa, com base em fontes do governo, que a operação foi organizada pela embaixada do país em Cabul "dias antes" do Talibã controlar Cabul, em ato que ocorreu no domingo (15) e que provocou uma corrida caótica para o aeroporto Hamid Karzai.
"Nós somos gratos à Turquia pelo que fizeram por nós. Talvez o Talibã não iria nos colocar na cadeia nos primeiros dias, mas eles nos colocariam sob vigilância em nossas casas. Nós seríamos insultados", disse Farahman ao portal.
O ex-presidente do Afeganistão Ashraf Ghani também fugiu de Cabul horas antes dos talibãs tomarem o poder. O ex-mandatário e sua família foram abrigados nos Emirados Árabes Unidos por "motivos humanitários".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.