Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia já alistou mais de 40 mil sírios para combater na Ucrânia, diz ONG

11.mar.2022 - Alvos civis foram alvo de bombardeios russos na cidade de Dnipro, no centro da Ucrânia - AFP
11.mar.2022 - Alvos civis foram alvo de bombardeios russos na cidade de Dnipro, no centro da Ucrânia Imagem: AFP

14/03/2022 14h05

Uma ONG de direitos humanos da Síria afirmou nesta segunda-feira (14) que mais de 40 mil milicianos já foram alistados no país para combater ao lado das tropas da Rússia na invasão à Ucrânia.

"Até o momento, já se inscreveram no alistamento mais de 40 mil combatentes", disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que conta com uma vasta rede de informantes na nação árabe e é contra o regime de Bashar al Assad.

No entanto, a entidade ressaltou que nenhum combatente sírio foi transportado para o fronte ucraniano. Segundo a ONG, o alistamento acontece em Damasco e Aleppo, por meio de estruturas do governo cooptadas por Moscou, que defende Assad.

Por sua vez, a agência ucraniana Unian diz que 400 mercenários sírios já chegaram à fronteira e passam por treinamento em Rostov do Don, na Rússia, e Gomel, em Belarus.

Acredita-se que Moscou esperava uma queda rápida da Ucrânia, mas os combates já se arrastam há quase 20 dias, sem sinais de rendição por parte de Kiev.

O próprio comandante da Guarda Nacional russa, Viktor Zolotov, um dos homens mais próximos ao presidente Vladimir Putin, admitiu nesta segunda-feira que "nem tudo está correndo na velocidade" esperada. "Mas estamos caminhando rumo ao objetivo", garantiu.