Rússia já alistou mais de 40 mil sírios para combater na Ucrânia, diz ONG
Uma ONG de direitos humanos da Síria afirmou nesta segunda-feira (14) que mais de 40 mil milicianos já foram alistados no país para combater ao lado das tropas da Rússia na invasão à Ucrânia.
"Até o momento, já se inscreveram no alistamento mais de 40 mil combatentes", disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que conta com uma vasta rede de informantes na nação árabe e é contra o regime de Bashar al Assad.
No entanto, a entidade ressaltou que nenhum combatente sírio foi transportado para o fronte ucraniano. Segundo a ONG, o alistamento acontece em Damasco e Aleppo, por meio de estruturas do governo cooptadas por Moscou, que defende Assad.
Por sua vez, a agência ucraniana Unian diz que 400 mercenários sírios já chegaram à fronteira e passam por treinamento em Rostov do Don, na Rússia, e Gomel, em Belarus.
Acredita-se que Moscou esperava uma queda rápida da Ucrânia, mas os combates já se arrastam há quase 20 dias, sem sinais de rendição por parte de Kiev.
O próprio comandante da Guarda Nacional russa, Viktor Zolotov, um dos homens mais próximos ao presidente Vladimir Putin, admitiu nesta segunda-feira que "nem tudo está correndo na velocidade" esperada. "Mas estamos caminhando rumo ao objetivo", garantiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.