Zelensky conversa com Macron sobre 'diálogo pacífico' com Rússia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone hoje com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, para debater o apoio ao povo ucraniano e o diálogo pela paz com o governo da Rússia.
"Discutimos o apoio aos ucranianos na luta contra a agressão russa, especialmente no campo da defesa. A ênfase foi colocada na continuação do diálogo pacífico. Devemos fortalecer a coalizão anti-guerra", escreveu o líder ucraniano no Twitter.
Mais cedo, Macron disse que a guerra lançada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, contra a Ucrânia representa um "choque elétrico" para a Otan.
Segundo o francês, é "uma ameaça sem precedentes às nossas fronteiras que dá um esclarecimento estratégico à Aliança, remontando-a à conflitualidade de suas origens".
Macron tem mantido conversas telefônicas com Zelensky e com Putin, desde o início da ofensiva militar contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro. No último fim de semana, inclusive, o líder francês e o chanceler alemão, Olaf Scholz, pressionaram Putin para anunciar uma trégua imediata na guerra na Ucrânia e por "uma solução diplomática para o conflito".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.