Rússia x Ucrânia: senadora pede que Zelensky fale ao Congresso brasileiro
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou hoje um requerimento pedindo que o Senado brasileiro convide para uma sessão o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O debate seria para falar sobre a guerra no país do leste europeu.
O movimento da senadora acontece após Zelensky falar ao parlamentares do Congresso dos EUA e da Alemanha, nos últimos dias.
"A participação do líder Volodymyr Zelensky em uma sessão do Senado Federal, tal como já ocorreu em outros países democráticos como Estados Unidos e Alemanha, seria um gesto do nosso Senado a favor da paz e também de homenagem aos ucranianos que contribuem com o seu trabalho ao progresso do Brasil.", afirmou Eliziane.
Segundo a senadora, no Brasil existem cerca de 600 mil ucranianos, sendo a maioria no estado do Paraná. Para ela, a guerra da Rússia contra a Ucrânia afeta a economia de todos os países e continentes. Eliziane acrescentou que tem respeito pela Rússia e por seu povo, mas o que deve prevalecer é sempre a paz.
"Por princípio, o Brasil tem sido um aliado incondicional da paz e respeita a autonomia das nações. Como não poderia ser diferente, embora entendendo intrincados aspectos históricos que constituíram as nações, creio que o povo brasileiro não quer a guerra unilateral em andamento e torce para que Rússia e Ucrânia possam chegar a acordos, colocando fim à violência e a morte de tantos soldados e civis", ratificou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.