Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Mais de 4,8 mi de crianças ucranianas fugiram da guerra, diz Unicef

28.mar.2022 - Uma mulher segura uma criança ao lado de uma ponte destruída durante a evacuação da cidade de Irpin, enquanto o ataque da Rússia à Ucrânia continua, fora de Kiev, na Ucrânia. - REUTERS/Oleksandr Ratushniak
28.mar.2022 - Uma mulher segura uma criança ao lado de uma ponte destruída durante a evacuação da cidade de Irpin, enquanto o ataque da Rússia à Ucrânia continua, fora de Kiev, na Ucrânia. Imagem: REUTERS/Oleksandr Ratushniak

12/04/2022 09h13

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou nesta terça-feira (12) que cerca de 4,8 milhões de crianças ucranianas precisaram fugir de suas casas por conta da guerra. Isso representa cerca de dois terços dos 7,5 milhões de pessoas nessa faixa etária no país, em cálculo que inclui os que foram para outras nações como os deslocados internos.

O relatório do Unicef ainda aponta que o fechamento das escolas está tendo um impacto direto sobre a aprendizagem e o futuro de 5,7 milhões de crianças em idade escolar e 1,5 milhão de estudantes que frequentam níveis superiores. Na região separatista do Donbass, uma geração inteira viu suas vidas e sua educação serem duramente afetadas pelo conflito que, ali, já dura mais de oito anos.

Segundo o diretor de Programas do Unicef, Manuel Fontaine, "em apenas seis semanas, quase dois terços de todas as crianças ucranianas viraram deslocadas".

"Elas foram obrigados a deixar tudo para trás: as suas casas, as suas escolas e, muitas vezes, os seus familiares. As crianças não acompanhadas são ainda expostas a maiores riscos de violência, abuso, exploração e tráfico. Também as mulheres enfrentam riscos desse tipo. Estamos extremamente preocupados com as sempre maiores notícias de violência sexual e outros tipos de violência de gênero", explicou Fontaine.

Além dos problemas de envio de ajuda humanitária para essas pessoas em áreas de conflitos, o diretor alerta que o órgão está "particularmente preocupado com a difundida presença de resíduos bélicos explosivos que continuam a expor as crianças ao risco de mortes e lesões horríveis".

O documento ainda aponta para os riscos que correm aqueles que não fugiram de suas residências: cerca de 1,5 milhão deles correm risco de passar fome porque não tem comida suficiente em casa e não conseguem receber ajuda.

Os ataques russos contra a infraestrutura civil provoca constantes problemas no fornecimento de energia elétrica e no sistema hídrico. Estima-se que 1,4 milhão de ucranianos estão vivendo sem água encanada há semanas e outros 4,6 milhões têm acesso limitado.

O boletim ainda informa que conseguiu confirmar a morte de 142 crianças desde o início dos ataques, em 24 de fevereiro, e 229 feridos.

"Voltei na última semana de uma missão na Ucrânia. Nos meus 31 anos como operador humanitário, raramente eu vi tantos danos causados em tão pouco tempo. A situação é ainda pior em cidades como Mariupol e Kherson, onde as crianças e suas famílias ficaram por semanas sem água corrente e serviços de higiene, sem fornecimento regular de comida e medicamentos", relatou ainda Fontaine.

"Eles se refugiam em suas casas em abrigos subterrâneos, esperando que as bombas e a violência cessem. Sabemos ainda que esses números são possivelmente mais altos - muitos dos quais causados por fogo cruzado ou pelo uso de armas explosivas em áreas populacionais. Também todos os sistemas que ajudam as crianças a sobreviver estão sob ataque: hospitais, estruturas sanitárias e outros compartimentos médicos - além das equipes sanitárias serem feridas", pontuou.

Por conta da lei marcial, instituída logo nos primeiros dias de guerra, homens de 18 a 60 anos devem permanecer na Ucrânia para lutar pelo país. Por isso, a imensa maioria dos deslocados é formada por mulheres, crianças e adolescentes.