Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia cortará fornecimento de gás para Dinamarca

Logo da Gazprom em coluna em unidade de processamento de gás na região de Amur, Rússia - MAXIM SHEMETOV/REUTERS
Logo da Gazprom em coluna em unidade de processamento de gás na região de Amur, Rússia Imagem: MAXIM SHEMETOV/REUTERS

31/05/2022 14h52Atualizada em 31/05/2022 15h22

COPENHAGEN, 31 MAIO (ANSA) - A empresa de energia Orsted anunciou hoje (31) que a Rússia irá interromper o fornecimento de gás à Dinamarca a partir do dia 1º de junho, às 6h (horário local).

A medida foi tomada após a companhia dinamarquesa se recusar a fazer o pagamento do gás russo em rublos, exigência do governo de Vladimir Putin em resposta às sanções internacionais contra Moscou devido à guerra na Ucrânia.

"Como não há gasoduto direto da Rússia para a Dinamarca, Moscou não poderá suspender diretamente o fornecimento de gás ao nosso país e, portanto, será possível reabastecer com gás. No entanto, isso prevê que o gás para a Dinamarca deverá ser comprado, em maior medida, no mercado europeu", relatou Orsted em comunicado.

Com a decisão, a Dinamarca junta-se a outros quatro países - Polônia, Bulgária, Finlândia e Holanda - que tiveram o fornecimento de gás russo cortado após se recusarem a pagar em rublos.

Ontem, a Orsted já havia alertado que a Rússia poderia interromper o gás porque continuaria pagando o fornecimento em euros. Segundo a empresa dinamarquesa, não há "nenhuma obrigação legal [de pagar em rublos] segundo o contrato".

De acordo com a companhia, o gás russo representa 18% do consumo de energia da Dinamarca em um ano.