Rússia cortará fornecimento de gás para Dinamarca
COPENHAGEN, 31 MAIO (ANSA) - A empresa de energia Orsted anunciou hoje (31) que a Rússia irá interromper o fornecimento de gás à Dinamarca a partir do dia 1º de junho, às 6h (horário local).
A medida foi tomada após a companhia dinamarquesa se recusar a fazer o pagamento do gás russo em rublos, exigência do governo de Vladimir Putin em resposta às sanções internacionais contra Moscou devido à guerra na Ucrânia.
"Como não há gasoduto direto da Rússia para a Dinamarca, Moscou não poderá suspender diretamente o fornecimento de gás ao nosso país e, portanto, será possível reabastecer com gás. No entanto, isso prevê que o gás para a Dinamarca deverá ser comprado, em maior medida, no mercado europeu", relatou Orsted em comunicado.
Com a decisão, a Dinamarca junta-se a outros quatro países - Polônia, Bulgária, Finlândia e Holanda - que tiveram o fornecimento de gás russo cortado após se recusarem a pagar em rublos.
Ontem, a Orsted já havia alertado que a Rússia poderia interromper o gás porque continuaria pagando o fornecimento em euros. Segundo a empresa dinamarquesa, não há "nenhuma obrigação legal [de pagar em rublos] segundo o contrato".
De acordo com a companhia, o gás russo representa 18% do consumo de energia da Dinamarca em um ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.