Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Draghi, Scholz e Macron podem ir a Kiev neste mês, diz jornal

23.abr.2022 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fala com jornalistas estrangeiros em estação de metrô em Kiev - 23.abr.2022 - Genya Savilov/AFP
23.abr.2022 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fala com jornalistas estrangeiros em estação de metrô em Kiev Imagem: 23.abr.2022 - Genya Savilov/AFP

11/06/2022 17h16

ROMA, 11 JUN (ANSA) - O premiê da Itália, Mario Draghi, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da França, Emmanuel Macron, estariam planejando uma viagem conjunta para a Ucrânia ainda neste mês, revelou o jornal alemão "Bild" citando fontes de Kiev e Paris neste sábado (11).

A visita formal ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deve ocorrer antes da reunião de cúpula do G7, agendada para 26 a 28 deste mês na Baviera.

A ideia é demonstrar ainda mais apoio a Kiev em meio à guerra com a Rússia e reforçar o apoio dos maiores países da União Europeia.

Neste sábado, foi a vez da presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, ir para o país pela segunda vez desde o início da guerra, em fevereiro. O encontro serviu ainda para entregar mais dossiês para a entrada de Kiev no bloco europeu - em candidatura que deve ter um primeiro aval positivo na próxima semana durante a reunião dos comissários.

Há meses fala-se de uma visita de Draghi a Kiev, mas até o momento, as negociações têm sido mantidas nos bastidores.

Itália, Alemanha e França estão entre as nações que mais apoiam as sanções contra Moscou e contra Vladimir Putin - bem como defendem a pauta de que o bloco precisa ter uma organização de defesa própria e comum.