Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia ameaça dar resposta 'proporcional' a tropas da Otan na Polônia

Do UOL*, em São Paulo

11/06/2022 17h30Atualizada em 11/06/2022 20h45

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse hoje que Moscou responderá de maneira "proporcional" ao aumento das forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Polônia, país que faz fronteira com a Ucrânia. A afirmação foi noticiada pela agência de notícias Interfax.

"Uma resposta, como sempre, será proporcional e apropriada, destinada a neutralizar potenciais ameaças à segurança da Federação Russa", disse um representante do ministério encarregado das relações russas com a Europa.

Desde o início da guerra entre os dois países, forças militares da organização internacional têm realizado treinamentos na Polônia, Estônia, Letônia, Lituânia. No mar Báltico, foram executadas as chamadas "Baltops 22", que devem prosseguir até 17 de junho.

No último dia 9 de maio, a Rússia organizou exercícios militares no Mar Báltico, com a participação de dezenas de navios, em um momento de grande tensão nesta zona estratégica, onde a Otan organiza manobras. De acordo com o governo russo, foram 60 navios e 40 aviões e helicópteros participando das manobras, que também acontecem em terra, em centros de treinamento de Kaliningrado.

"Como parte do exercício, os grupos navais táticos da Frota do Báltico abandonaram suas bases e se deslocaram para zonas específicas", afirmou o ministério da Defesa da Rússia em um comunicado.

O Mar Báltico, uma zona estratégica, virou o centro de atenção desde o anúncio no mês passado dos pedidos de Suécia e Finlândia de adesão à Otan. A aliança militar liderada pelos Estados Unidos é considerada pela Rússia como hostil a seus interesses.

Ucrânia diz que 10 mil soldados já morreram na guerra

Oleksiy Arestovich, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que "cerca de 10 mil soldados" ucranianos já foram mortos na guerra contra a Rússia desde 24 de fevereiro. A estimativa é de que aproximadamente 100 combatentes morrem por dia nos diversos cenários de conflito ao sul e leste do país.

Já uma nota das forças armadas, publicada pelo portal Ukrinform, afirma que foram mortos 32.050 soldados russos desde fevereiro. Além disso, pelo menos 150 deles faleceram nas últimas 24 horas.

No entanto, não é possível confirmar os dados de maneira independente, já que Moscou não libera informações sobre as vítimas militares desde março - quando informou que eram pouco mais de 1,3 mil baixas.

* Com informações de Reuters e ANSA