Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump erra nome de Lula, diz que ele é lunático e declara apoio a Bolsonaro

7.mar.2020 - Jair Bolsonaro em jantar com o então presidente dos EUA, Donald Trump - JIM WATSON/AFP VIA GETTY IMAGES
7.mar.2020 - Jair Bolsonaro em jantar com o então presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: JIM WATSON/AFP VIA GETTY IMAGES

28/10/2022 12h06Atualizada em 28/10/2022 13h15

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump usou sua rede social Truth nesta sexta-feira (28) para voltar a demonstrar apoio ao atual mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições do próximo domingo (30).

"Domingo é um grande dia para o Brasil e para o mundo. Um grande e respeitado líder, que também é um grande cara com um grande coração, presidente Jair Bolsonaro, concorre à reeleição. Seu adversário, 'Lulu' [sic] é um lunático da esquerda radical que quer destruir o seu país e todo o tremendo progresso feito sob o presidente Bolsonaro, incluindo o fato de que o Brasil é um país respeitado de novo", escreveu em sua conta.

Ao fim da mensagem, em letras maiúsculas, Trump diz que Bolsonaro "nunca vai desapontar".

No primeiro turno, disputado em 2 de outubro, o republicano já havia divulgado uma mensagem, mas em forma de vídeo, apoiando o candidato do PL. No texto, Trump dizia que os brasileiros tinham "uma grande oportunidade de reeleger um líder fantástico, um dos maiores presidentes que qualquer país poderia ter".

O norte-americano ainda usou a sua rede social para se manifestar após o primeiro turno, em 2 de outubro, onde Bolsonaro ficou atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dizendo que seu aliado estava "em uma posição muito forte para ter uma grande vitória" no segundo turno.

Trump e Bolsonaro sempre foram aliados, inclusive, com o governo brasileiro sendo um dos últimos do mundo a reconhecer a vitória do democrata Joe Biden após as eleições norte-americanas de 2020.