É o início do fim da guerra, diz Zelensky após retirada de russos de Kherson
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou nesta segunda-feira (14) a cidade de Kherson, recém-libertada das tropas da Rússia, e afirmou que a retirada dos invasores é o "início do fim da guerra".
Situada no sul ucraniano e capital de uma província homônima, Kherson estava sob domínio russo desde o começo do conflito e chegou a ser anexada ilegalmente por Moscou em outubro, mas foi reconquistada pelo Exército de Kiev na semana passada.
"Esse é o início do fim da guerra", afirmou Zelensky, que participou da cerimônia de hasteamento da bandeira da Ucrânia na sede do governo regional.
O presidente também distribuiu medalhas para soldados e posou para fotos com os militares. "Estamos prontos para a paz", acrescentou.
Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que "Kherson é território da Federação Russa".
A reconquista dessa importante cidade às margens do Rio Dniepre é uma das maiores vitórias da Ucrânia na guerra contra Moscou, que apenas seis semanas antes havia anunciado a anexação de Kherson e outras três províncias: Donetsk, Lugansk e Zaporizhzhia.
O recuo russo provocou embaraço para o regime de Vladimir Putin, que, no início do conflito, planejava tomar Kiev rapidamente e derrubar Zelensky.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.