Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa quer debater 'plano de paz' com Putin, diz entidade

Desde o início do conflito, o líder católico condena os russos pela invasão e reza pelos civis ucranianos e pela paz. - Filippo Monteforte / AFP
Desde o início do conflito, o líder católico condena os russos pela invasão e reza pelos civis ucranianos e pela paz. Imagem: Filippo Monteforte / AFP

15/02/2023 12h39

CIDADE DO VATICANO, 15 FEV (ANSA) - O papa Francisco estaria querendo se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para debater um "plano de paz" e por fim à guerra na Ucrânia, disse o presidente da União Mundial dos Velhos Crentes Russos (ARC), Leonid Sebastianov, em entrevista à agência estatal russa Ria Novosti nesta quarta-feira (15).

Sebastianov, que troca correspondências constantes com o líder católico, comanda a entidade com sede na Suíça e próxima ao metropolita ortodoxo russo Hilarion. Além disso, o grupo é considerado como "diplomatas informais" russos dentro do Vaticano.

"O Papa tem um plano com propostas para uma solução pacífica do conflito entre a Rússia e o Ocidente, e confirmou seu desejo de negociar com a liderança russa e a sua disponibilidade de vir a Moscou", acrescentou.

Francisco e os órgãos da Santa Sé já se colocaram à disposição para intermediar as negociações, em propostas que foram rejeitadas pelo governo de Putin. Além disso, há meses o Vaticano tenta fazer uma viagem do pontífice para Kiev e para Moscou, mas também nesse caso, os russos ignoram os pedidos.

Desde o início do conflito, o líder católico condena os russos pela invasão e reza pelos civis ucranianos e pela paz.

Por conta dessa postura crítica a Moscou, seus apelos estão sendo rejeitados pela Rússia. (ANSA).

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.