Paraguai bate Japão nos pênaltis e avança pela 1ª vez às quartas

O Paraguai venceu nesta terça-feira o Japão nos pênaltis por 5 a 3 nesta terça-feira e avançou para as quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, feito inédito para o país.

O melhor resultado paraguaio em Copas havia sido a ida às oitavas nos Mundiais de 86, 98 e 2002.

Com o resultado, o Paraguai enfrenta no sábado às 20h30 (horário local, 15h30 de Brasília), o vencedor de Espanha x Portugal, jogo que está sendo disputado também nesta terça-feira.

Com as duas seleções tendo como ponto forte a defesa - o Japão havia levado até então apenas dois gols no torneio e o Paraguai, só um -, a partida foi truncada e terminou em 0 a 0 no tempo regulamentar.

'Deus' Apesar de maior posse de bola paraguaia no primeiro tempo, o Japão teve as melhores chances, mas não levou perigo ao gol de Justo Villar.

O Paraguai jogou com três atacantes, Roque Santa Cruz, Benítez e Barrios, mas também não conseguiu criar oportunidades de perigo real aos japoneses.

Nas cobranças de pênaltis, o único que desperdiçou foi o japonês Yuichi Komano, que acertou o travessão.

"Deus estava ao nosso lado. Agora queremos mais", disse o técnico paraguaio, Gerardo Martino ao final das cobranças.

"É muito difícil dizer porque não marcamos gols. Deveríamos ter aproveitado as oportunidades. Creio que foi responsabilidade minha", disse o técnico japonês Takeshi Okada, após o jogo.

Restam quatro países sul-americanos nas quartas de final - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os europeus são três: Holanda, Alemanha e Espanha ou Portugal. A África mantém um único representante, Gana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos