Topo

Em fotos: Paris é tomada por multidão em domingo sem carro

Ciclistas aproveitaram as ruas livres para circular pela capital francesa neste domingo - AFP
Ciclistas aproveitaram as ruas livres para circular pela capital francesa neste domingo Imagem: AFP

27/09/2015 22h04

Uma multidão de pedestres e ciclistas, entre turistas e moradores, tomou o Champs-Élysées neste domingo, dia que a Prefeitura de Paris promoveu um dia sem carro.

A iniciativa baniu veículos do centro, na área situada entre o Palácio da Bastilha e o Arco do Triunfo, no perímetro de pontos turísticos como a Torre Eiffel e em outras partes da cidade das 11h às 18h. Nas demais, diminuiu os limites de velocidade para automóveis.

Paris1 - AP - AP
A área central de Paris, do Arco do Triunfo até a Bastilha, ficou proibida para carros
Imagem: AP


A experiência marca os dois meses restantes para a conferência da ONU sobre o clima, que terá início na cidade em 30 de novembro.

"É uma ótima ideia. É talvez a primeira vez que eu vejo o Champs-Élysées sem carros assim. A última vez que estava assim, tão cheio de gente, foi durante a Copa de 1998", afirmou um morador da cidade a Hugh Schofield, correspondente da BBC News em Paris. 
Paris2 - AP - AP
Pais e crianças passearam no meio na avenida dos Champs-Élysees, uma das mais caras de Paris
Imagem: AP


"É uma boa forma de as pessoas poderem explorar a cidade em uma outra perspectiva. Geralmente os carros dominam as ruas, em vez das pessoas. Em uma cidade como Paris, onde pouca gente tem carro e está sempre cheia de turistas, faz sentido dar as ruas de volta às pessoas pelo menos um pouco", disse outro pedestre.
Paris3 - AFP - AFP
Locais sempre bastante movimentados, como a praça da Bastilha, viraram paraíso para ciclistas
Imagem: AFP


Boa parte dos carros de Paris é movida a diesel. Em março, uma nuvem espessa de partículas fez a cidade se tornar, mesmo que por instantes, a mais poluída do mundo.
Paris4 - Reuters - Reuters
Com céu limpo, parisienses encerraram o dia sem carro sob a luz da superlua
Imagem: Reuters