Topo

Dançar a 'Macarena' em público e portar bombons 'batizados': o que pode dar cadeia na Arábia Saudita

O menino dançarino viralizou, mas agora se vê em maus lençóis - Reprodução/TWITTER/@AHMED
O menino dançarino viralizou, mas agora se vê em maus lençóis Imagem: Reprodução/TWITTER/@AHMED

Imran Rahman-Jones

23/08/2017 13h30

Um adolescente de 14 anos foi preso na Arábia Saudita por dançar a "Macarena" no meio de uma rua movimentada enquanto carros estavam parados em um sinal na cidade de Jedá.

Um clipe mostrando a dança, filmado no ano passado, viralizou no Twitter, mas o menino foi interrogado pelas autoridades sob a acusação de comportamento público inapropriado e de perturbação da ordem pública.

Mas essa não é a única razão que pode, surpreendentemente, levar alguém facilmente à cadeia no país árabe.

Aqui temos uma lista de outras cinco coisas que são sinônimo de encrenca na rigorosa nação do Oriente Médio.

Agência saudita criou poster alertando para riscos do 'dabbing' - NCNC/BBC - NCNC/BBC
Agência saudita criou poster alertando para riscos do 'dabbing'
Imagem: NCNC/BBC

1. 'Dabbing'

No início do mês, o cantor e apresentador de TV saudita Abdallah Al Shahani foi preso durante um show por fazer o "dabbing".

Trata-se de um passo de dança hip-hop em que se esconde o rosto em um dos braços, mas que está ligado ao consumo de maconha.

O "dabbing", nenhuma surpresa, é banido na Arábia Saudita. E as autoridades do país têm até um poster em que alertam o público sobre "os perigos que o passo representa para a juventude e a sociedade".

2. Bruxaria

Um homem saudita foi executado em 2012 sob a acusação de bruxaria e feitiçaria. As autoridades não forneceram maiores detalhes sobre os delitos, mas o homem também confessou adultério, crime capital no país.

Há relatos de que pelo menos duas outras pessoas foram executadas por feitiçaria em 2011.

3. Produção de vinho

O álcool é proibido na Arábia Saudita. E, em 2015, um idoso britânico foi preso por mais de um ano por posse de vinho caseiro em sua casa.

O homem, de 74 anos, também foi condenado a receber 360 chibatadas, mas foi libertado e repatriado depois de uma campanha online.

4. Direção feminina

Autoridades sauditas justificam que liberar totalmente mulheres ao volante poderia encorajá-las a "deixar suas casas mais vezes do que precisam".

Atualmente, elas só podem dirigir em estradas no deserto ou em condomínios, o que força a contratação de motoristas particulares pelas famílias.

Diversas mulheres já foram sentenciadas a chibatadas por desafiar a legislação, incluindo em protestos contra a regra.

5. Importação de chocolates com álcool

Em 1999, um imigrante filipino foi preso por quatro meses e levou 75 chibatadas no aeroporto de Riad, a capital saudita, depois que duas barras de chocolate recheadas com licor foram encontradas em sua bagagem.

O homem argumentou que havia comprado os chocolates durante uma escala, sem saber que eram alcoólicos. Em vão.