Topo

O que se sabe sobre ataque a tiros que deixou pelo menos 20 mortos no Texas

03.ago.2019 - Tiroteio em supermercado em El Paso, no Texas, deixa pelo menos 18 feridos - Joel Angel Suarez/AFP
03.ago.2019 - Tiroteio em supermercado em El Paso, no Texas, deixa pelo menos 18 feridos Imagem: Joel Angel Suarez/AFP

03/08/2019 20h26

Pelo menos 20 pessoas foram mortas em um ataque a tiros em um supermercado da rede Walmart no Estado americano do Texas, de acordo com a rede de televisão CBS, parceira da BBC.

A loja fica próxima ao shopping Cielo Vista Mall, na cidade de El Paso, a poucos quilômetros da fronteira entre EUA e México.

Pelo menos 22 pessoas, incluindo crianças, ficaram feridas e foram enviadas a hospitais na região.

O sargento da polícia de El Paso Robert Gomez informou que um homem branco na faixa dos 20 anos foi detido sob suspeita de ser o atirador.

De acordo com a imprensa americana, ele seria Patrick Crusius, de 21 anos.

Imagens de câmeras de vigilância supostamente do atirador reproduzidas pela imprensa americana mostram um jovem de camiseta escura com protetores auriculares brandindo um fuzil.

Os primeiros relatos de que havia um incidente no Cielo Vista Mall apareceram por volta das 11h do horário local (14h no horário de Brasília). A polícia afirma ter recebido informações de que havia um tiroteio tanto no shopping quanto na loja da rede Walmart, que fica logo ao lado.

As autoridades dizem ainda que o supermercado estava lotado no momento do ataque, já que muitas famílias compravam material escolar para o semestre letivo que se inicia neste mês de agosto nos Estados Unidos.

Uma testemunha, Glendon Oakly, relatou ao canal CNN que estava em uma loja de artigos esportivos dentro do shopping quando uma criança correu para dentro do estabelecimento "dizendo que havia um atirador no Walmart".

Ninguém, segundo ele, levou a criança a sério, mas, minutos depois, teriam sido ouvidos dois tiros. "Eu só pensei em tirar as crianças do caminho (e colocá-las em um local seguro)", completou.

O Departamento de Polícia de El Paso tuitou pedindo doações de sangue "com urgência".

Reações

"Essa é uma tragédia que nunca poderíamos imaginar que aconteceria em El Paso", disse ao canal CNN o prefeito da cidade, Dee Margo. "Me deixa arrasado."

O presidente Donald Trump afirmou que os relatos vindos do local eram "muito ruins, com muitos mortos".

Em um comunicado, o governador do Texas, Greg Abbott, declarou que El Paso havia sido "atingida por um ato de violência hediondo e sem sentido".

"Nossos corações estão com as vítimas desse terrível tiroteio e com toda a comunidade (de El Paso) neste momento de perda", acrescenta o texto.

O pré-candidato democrata à presidência Beto O'Rourke deixou um evento de campanha em Las Vegas para voltar à sua El Paso natal.

Mais cedo no sábado, ele comentou sobre o episódio em um fórum trabalhista do qual participava, dizendo à plateia que o ataque quebrava a ilusão de que uma reforma na legislação sobre armas viria "em seu próprio tempo" no país.

"Sabemos que há muitos feridos, muito sofrimento em El Paso neste momento", declarou.

Outros pré-candidatos do Partido Democrata também responderam à tragédia com apelos por um maior controle na compra e venda de armas.

Um deles, o senador por Nova Jersey Cory Booker, afirmou que os EUA parecem "aceitar a ideia de que isso (os tiroteios) se tornará algo corriqueiro".

A rede Walmart declarou estar "em choque com os eventos trágicos" e afirmou estar "trabalhando ao lado das autoridades".