Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: o efeito psicológico da quarentena forçada para tentar conter epidemia

Em vários países do mundo, há cidadãos em quarentena por coronavírus - GETTY IMAGES via BBC
Em vários países do mundo, há cidadãos em quarentena por coronavírus Imagem: GETTY IMAGES via BBC

Cristina J. Orgaz - @cjorgaz - BBC News Mundo

09/03/2020 08h51

Mais de 50 milhões de pessoas estão em quarentena na China, uma medida eficaz para conter o contágio, mas que tem consequências para a saúde mental da população.

Desde o início da epidemia de coronavírus na China, mais de 50 milhões de pessoas foram forçadas a permanecer em quarentena. E agora, com o aumento do número de casos fora do gigante asiático, mais e mais pessoas podem ter que se submeter a essa medida extrema.

O novo coronavírus já infectou mais de 80 mil pessoas em cerca de 50 países, e agora estão aparecendo mais novos casos fora da China do que dentro do país. Na Itália, por exemplo, várias pequenas cidades nas regiões da Lombardia e Veneto estão em quarentena e ninguém pode sair sem uma permissão especial.

Quarentena é um período de isolamento e restrição de movimentação de pessoas que foram potencialmente expostas a uma doença contagiosa. O objetivo é, nesse período, determinar se eles se sentem mal ou se desenvolvem sintomas, o que reduz o risco de infectar outras pessoas.

Estigma

A palavra quarentena foi usada pela primeira vez em Veneza, em 1127, para casos de hanseníase e foi amplamente usada em resposta à peste bubônica séculos depois.

No atual surto de coronavírus, as autoridades começam a perceber que o isolamento da quarentena tem consequências para a saúde mental da população.

Um estudo publicado pela revista britânica Lancet abordou o medo e a solidão sofridos por aqueles que enfrentam uma quarentena como consequência do coronavírus.

Os autores do artigo usaram três bancos de dados de estudos médicos anteriores e concluíram que os efeitos psicológicos negativos da quarentena incluem estresse pós-traumático, confusão e raiva, além de ansiedade.

Os fatores que mais estressam as pessoas isoladas são não saber quanto tempo durará a quarentena, medo de serem infectados, frustração, tédio, suprimentos ou informações inadequados, possíveis perdas financeiras e que, ao sair, fiquem com o estigma da doença.

Estudos apontam que as autoridades devem fornecer uma justificativa clara para a quarentena e informações sobre os protocolos, e garantir que suprimentos suficientes sejam fornecidos. Além disso, apelar ao altruísmo, lembrando ao público os benefícios da quarentena para a sociedade em geral, pode ser favorável.

A quarentena voluntária está associada, em estudos, com menos estresse e menos complicações a longo prazo.

Na China, instituições médicas e universidades abriram plataformas online para fornecer serviços de aconselhamento psicológico a pacientes, familiares e outros afetados pela epidemia. Isso ocorreu devido ao reconhecimento à importância desse aspecto ao lidar com o coronavírus - especialmente considerando que o país foi forçado a adotar mais restrições à medida que o vírus se espalhava.

Gradualmente, as aulas foram suspensas, as empresas reduziram o horário de funcionamento ou fecharam, os sistemas de transporte público foram paralisados e até o movimento de pessoas nas ruas ficou praticamente proibido em algumas cidades.

A medida mais restritiva foi fechar cidades inteiras em quarentena em massa, enquanto milhares de estrangeiros que retornam da China para seus países foram solicitados a se isolar em suas casas ou em instalações estatais.

"Para as pessoas em quarentena, pode ser útil tentar entendê-la como um período de tempo diferente em suas vidas e não necessariamente negativo, mesmo que não tenham optado por isso", disse à BBC News Jolie Goodman, da Fundação de Saúde Mental do Reino Unido.

"Quarentena significa um ritmo de vida diferente, uma oportunidade de entrar em contato com os outros de maneiras diferentes do habitual e, se você mora com outras pessoas, a oportunidade de brincar um pouco e aproveitar a companhia um do outro", acrescenta.

Para pessoas que enfrentam sozinhas uma quarentena, é recomendável planejar o contato online com outras pessoas regularmente e criar uma rotina diária.

"Para todos, a quarentena pode ser uma oportunidade para realmente cuidar do nosso próprio bem-estar e priorizar nossa saúde mental e física. Todos nós temos saúde mental e devemos cuidar um do outro."

Nas ruas de Cingapura uma empresa de economia social está incentivando os cidadãos a enviar cartas online para taxistas, entregadores e outras pessoas das quais dependem para seus suprimentos do dia a dia.

É um gesto simbólico, que James Lim, fundador da Emmaus Strategies, acredita que é importante para homenagear esses "heróis não reconhecidos".

Medida eficaz

Apesar dos efeitos psicológicos negativos, os cientistas acreditam que a quarentena é uma medida eficaz para combater a propagação do vírus.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) aponta que a quarentena pode "ter um impacto econômico e social nas pessoas e nas comunidades, mas estudos mostram que a adoção gradual dessas intervenções pode reduzir a transmissão".

Satélite mostra antes e depois de lugares afetados pelo coronavírus