Topo

Esse conteúdo é antigo

Médicos britânicos investigam se coronavírus está causando 'choque tóxico' em crianças

Algumas crianças que apresentaram quadro inflamatório grave tiveram resultado de teste positivo para o novo coronavírus, mas outras não - Getty Images via BBC
Algumas crianças que apresentaram quadro inflamatório grave tiveram resultado de teste positivo para o novo coronavírus, mas outras não Imagem: Getty Images via BBC

Michelle Roberts

Editora de saúde da BBC News online

28/04/2020 20h41

Representação do sistema de saúde britânico comunicou 'aparente aumento' de casos similares a um choque, e que pode dessa vez ter relação com o novo vírus, em pacientes de pouca idade.

Médicos britânicos receberam um alerta recente para que fiquem atentos a uma rara mas perigosa reação do organismo em crianças e que pode ser causada por uma infecção pelo novo coronavírus.

Um documento de urgência foi enviado pela representação do NHS (National Health Service, o serviço público de saúde do Reino Unido) a clínicos gerais alertando que unidades de terapia intensiva (UTI) em Londres e outras partes do país passaram a registrar um "aumento aparente" de casos graves de crianças com sintomas atípicos.

Eles correspondem a uma "inflamação multissistêmica" e incluem sinais semelhantes aos de uma gripe.

Algumas destas crianças, mas não todas, testaram positivo para o coronavírus.

Ainda não se sabe precisamente quantas crianças apresentaram esta reação, mas acredita-se que seja um número pequeno.

"Foi somente nos últimos dias que ficamos sabendo destes relatos. Pedimos a nossos especialistas que olhem para isto com urgência", afirmou Stephen Powis, diretor médico do NHS Inglaterra, afirmou.

De acordo com o documento, há "uma preocupação crescente" de que a síndrome inflamatória esteja relacionada ao novo coronavírus ou que haja uma outra infecção, ainda não identificada, por trás dos casos.

Erupções cutâneas criança - Getty Images via BBC - Getty Images via BBC
Um dos sintomas observados em casos de crianças inglesas sob análise foram as erupções cutâneas
Imagem: Getty Images via BBC

Corpo sobrecarregado

Estes pacientes novos, com idades variadas, tinham quadros bastante graves. Sua situação era semelhante a de pessoas acometidas pela chamada Síndrome do Choque Tóxico, que pode incluir temperatura corporal alta, pressão arterial baixa, erupção cutânea e dificuldade em respirar.

Algumas das crianças também apresentaram sintomas gastrointestinais, como dor de barriga, vômito e diarreia; inflamação no coração; e parâmetros anormais no exame de sangue.

Segundo especialistas, são manifestações de quando o corpo fica sobrecarregado tentando combater uma infecção.

O comunicado alerta que esses casos precisam de tratamento urgente.

Mas, se houver mesmo vínculo com o coronavírus, especialistas enfatizam que muitas poucas crianças ficam gravemente doentes com a covid-19. Evidências de todo o mundo mostram que elas são o grupo da população menos afetado pela doença.

Nazima Pathan, consultora em terapia intensiva pediátrica em Cambridge, afirma que colegas na Espanha e Itália já relataram casos semelhantes: "Algumas crianças apresentaram um quadro semelhante a um choque séptico e com erupções cutâneas - o tipo de quadro esperado em uma Síndrome do Choque Tóxico e na doença de Kawasaki (que afeta os vasos sanguíneos e o coração)."

"Em geral, as crianças parecem ser mais resistentes a infecções pulmonares graves após a exposição ao coronavírus, e os números delas em UTIs são relativamente baixos".

Segundo um porta-voz do NHS Inglaterra, há registros de menos de 20 casos desses no país e ainda não foi estabelecido um vínculo com o coronavírus, mas investigações continuarão.

O Colégio Real de Pediatria e Saúde Infantil (RCPCH, na sigla em inglês) declarou que os pais devem ficar tranquilos com estes novos relatos mas, caso estejam preocupados com a saúde de seus filhos por qualquer motivo, devem procurar serviços de saúde.

Embora o coronavírus possa infectar crianças, ele raramente leva a quadros graves. Se o seu filho adoecer, é provável que seja por alguma outra doença que não a covid-19.

O RCPCH aconselha os pais a procurar ajuda urgente se a criança:

  • Estiver pálida, com manchas ou sentindo um frio anormal;
  • Tiver interrupções na respiração, um padrão respiratório irregular ou grunhidos;
  • Tiver dificuldade grave em respirar, ficando agitado ou apático;
  • Apresentar lábios rodeados por uma coloração azulada;
  • Passar por um ataque ou convulsão;
  • Apresentar erupções cutâneas que não desaparecem com pressão local;
  • Tiver dor testicular, especialmente em meninos adolescentes.