Arma de verdade com visual de Lego causa polêmica nos EUA
Uma empresa americana de armas gerou polêmica ao produzir uma pistola que parece um brinquedo infantil feito de Lego.
A Culper Precision disse que sua arma Glock customizada, chamada Block19, foi desenvolvida para "destacar o puro prazer dos esportes de tiro".
Mas a fabricante de brinquedos dinamarquesa Lego escreveu à empresa exigindo que ela pare de produzir o revólver, devido à sua semelhança com um brinquedo Lego.
Ativistas que defendem o controle de armas descreveram a pistola como "irresponsável e perigosa".
Shannon Watts, da ONG Everytown for Gun Safety, disse que havia contatado a Lego sobre a Block19 customizada na semana passada, e que a empresa dinamarquesa havia enviado uma carta de "cease and desist" (cessar e desistir, um pedido para cessar uma atividade sob pena de ação judicial) a Culper Precision.
Watts também criticou a empresa de armas, sediada no Estado americano de Utah, dizendo que havia o risco de crianças serem atraídas a usar armas de fogo.
A Culper Precision disse por meio de um comunicado que escolheu produzir a Block19 na tentativa de mostrar que as armas eram "para todos" e que "possuir e atirar com responsabilidade é uma atividade realmente agradável".
A empresa acrescentou que a pistola só poderia ser comprada por pessoas com porte de armas.
O presidente da Culper Precision, Brandon Scott, disse ao jornal Washington Post que, após conversar com seu advogado, decidiu atender ao pedido da Lego.
A arma parece ter sido removida do site do fabricante da arma.
É ilegal nos Estados Unidos produzir um brinquedo infantil que se pareça com uma arma de verdade, mas a legislação não impede explicitamente que fabricantes produzam armas que se pareçam com um brinquedo.
Acidentes envolvendo crianças e armas de fogo estão aumentando nos Estados Unidos. Mais de 140 pessoas foram mortas em incidentes relacionados com armas no ano passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.