Topo

Esse conteúdo é antigo

Braga Netto diz que encontro de Bolsonaro com Putin não atrapalha relação com Otan

Crise com Ucrânia não será discutida com ministros russos, disse Braga Netto - GETTY IMAGES
Crise com Ucrânia não será discutida com ministros russos, disse Braga Netto Imagem: GETTY IMAGES

Leandro Prazeres - Enviado da BBC News Brasil a Moscou

15/02/2022 14h05Atualizada em 15/02/2022 14h07

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse nesta terça-feira (15/2) que o encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não vai atrapalhar a relação do Brasil com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A declaração foi dada durante a chegada da comitiva brasileira a Moscou.

"Não, são coisas distintas. Você conversa com todos os países do mundo. Continuamos parceiros da Otan. Temos interesses aqui (na Rússia) como todo país. O país está sempre aberto a negociação", afirmou Braga Netto.

Desde 2019, o Brasil é considerado um aliado extra-Otan. O título foi concedido pelo governo americano durante a gestão do ex-presidente Donald Trump, a quem Bolsonaro era ligado.

Bolsonaro se encontrará com Putin - PLANALTO - PLANALTO
Bolsonaro se encontrará com Putin
Imagem: PLANALTO

Na arena internacional, porém, Rússia e Estados Unidos travam embates políticos em diversas regiões do mundo. O mais recente acontece em função da crise na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia.

Braga Netto vai participar de um encontro nesta quarta-feira (16/2) com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa russos.

Indagado pela BBC News Brasil se a questão ucraniana faria parte do encontro, Braga Netto disse que "não", antes de se afastar da imprensa.

A viagem de Bolsonaro causou reações do Departamento de Estado americano.

Em nota enviada à BBC News Brasil, o órgão disse que o Brasil tem a responsabilidade de "defender os princípios democráticos e proteger a ordem baseada em regras, e reforçar esta mensagem para a Rússia em todas as oportunidades''.