Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Guerra na Ucrânia: as imagens que revelam escala da destruição em Mariupol

Carros e prédio de hospital destruído por ataque aéreo em meio à invasão russa da Ucrânia, em Mariupol - Serviço de imprensa da Polícia Nacional da Ucrânia/via Reuters
Carros e prédio de hospital destruído por ataque aéreo em meio à invasão russa da Ucrânia, em Mariupol Imagem: Serviço de imprensa da Polícia Nacional da Ucrânia/via Reuters

11/03/2022 15h25Atualizada em 11/03/2022 15h25

A escala da destruição na cidade ucraniana sitiada de Mariupol foi revelada em uma série de fotos e imagens de satélite.

Áreas residenciais foram arrasadas, um shopping center destruído e uma maternidade atacada. A cidade portuária do sul usou pelo menos uma vala comum para enterrar os mortos.

Mariupol, uma cidade de cerca de 400 mil habitantes, foi submetida a dias de bombardeio pesado.

A população local está ficando sem comida e água, disse o vice-prefeito da cidade, Sergei Orlov, e não há "eletricidade, abastecimento de água, aquecimento ou sistema sanitário".

As pessoas estão sendo forçadas a derreter a neve para beber e cortar lenha para cozinhar e se aquecer em temperaturas abaixo de zero, diz ele.

Na quarta-feira, três pessoas ? incluindo uma criança ? foram mortas e 17 ficaram feridas em um ataque devastador que destruiu uma maternidade e uma ala infantil de um hospital.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky diz que o ataque foi um crime de guerra.

Os danos podem ser vistos nas estradas próximas à universidade.

Imagens da empresa de tecnologia de satélite Maxar também revelaram danos em áreas residenciais ao sul e leste da cidade, agora praticamente isoladas do mundo exterior.

Outra imagem mostra os danos causados a um shopping no oeste. Os telhados de dois edifícios foram completamente destruídos.

Mariupol é um alvo estratégico fundamental para a Rússia. Capturar a cidade permitiria que rebeldes apoiados pela Rússia no leste da Ucrânia unissem forças com tropas na Crimeia ? a península do sul anexada pela Rússia em 2014.