Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Casa Branca vê fortes indícios de crimes de guerra da Rússia contra Ucrânia

Prédio do governo de Kharkiv foi bombardeado por míssil da Rússia - REUTERS/Vyacheslav Madiyevskyy
Prédio do governo de Kharkiv foi bombardeado por míssil da Rússia Imagem: REUTERS/Vyacheslav Madiyevskyy

Do UOL, em São Paulo

11/03/2022 14h59

A Casa Branca disse hoje que vê "fortes indícios" de que a Rússia tem cometido crimes de guerra contra a Ucrânia em meio ao conflito armado, que já dura 16 dias. Uma declaração formal de que houve crimes de guerra precisaria de uma investigação. As informações são da CNN dos Estados Unidos.

O secretário de imprensa adjunto da Casa Branca, Andrew Bates, falou a repórteres a bordo do Air Force One que os ataques russos "são nojentos". "As baixas civis estão aumentando. Se a Rússia está intencionalmente visando civis, isso seria um crime de guerra", alertou.

"As evidências estão aumentando e estamos documentando à medida que acontecem. Há fortes indícios de que isto está ocorrendo e que a forma hedionda como a Rússia está processando esta guerra irá resultar em crimes de guerra", disse.

Segundo Bates, há indícios também de violência sexual e de gênero: "Mulheres grávidas em macas, edifícios de apartamentos descascados, famílias mortas enquanto procuravam segurança contra essa terrível violência."

O secretário ainda disse que os Estados Unidos compartilharão as provas colhidas com aliados e "apoiarão a busca por responsabilidade", "incluindo processos judiciais quando apropriado".

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Mais cedo, a ONU (Organização das Nações Unidas) denunciou "ataques indiscriminados" por parte da Rússia na Ucrânia e alertou as autoridades do Kremlin que algumas das atitudes poderiam configurar crimes de guerra, conforme reportou a coluna de Jamil Chade, do UOL.

Nesta sexta-feira, a agência apontou que 549 pessoas morreram na guerra, além de haver outros 957 feridos. Mas disse que os números reais de vítimas são "muito superiores".

16º dia de guerra

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia chegou a 16 dias hoje com novos ataques russos a várias cidades ucranianas durante a madrugada de hoje. Ataques foram registrados em Sumy, Dnipro e Lutsk e há relatos de mortes nas três cidades. Em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, houve um bombardeio a um hospital psiquiátrico.

O serviço de emergência ucraniano disse que 330 pacientes estavam no prédio no momento do ataque, mas não houve registro de mortos porque eles estavam em abrigos.

O governo de Mariupol informou que mais de 1,2 mil corpos foram enterrados em vala comum na cidade. Município portuário está cercado por tropas russas há mais de uma semana.

A Rússia alegou que tomou o controle da cidade de Volnovakha. O município é estrategicamente importante como porta de entrada do norte para Mariupol.