ONG pede 'orgasmo global' pela paz mundial

da BBC, em Londres

Uma organização não-governamental americana está pedindo que todas as pessoas do mundo "dediquem seus orgasmos" à paz mundial nesta sexta-feira.

Os organizadores da ONG, Donna Sheehan e Paul Reffell, disseram que o objetivo é que "pessoas em todos os continentes – especialmente em países com armas de destruição em massa – combinem sua energia orgásmica com a intenção consciente da paz".

Donna e Paul encabeçam a organização californiana pacifista Baring Witness, termo em inglês cuja tradução livre poderia ser "Testemunha despida".

A ONG se dedica a fazer protestos pela paz mundial utilizando corpos nus, como uma maneira de contrastar "a carne humana vulnerável que todos compartilhamos" com "a agressão nua das políticas de nosso país (os Estados Unidos)".

A Baring Witness já realizou diversos protestos contra a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Alca e as plantações de grãos transgênicos.

Perspectiva

Em seu blog na Internet, os ativistas escreveram: "A conexão entre sexualidade e os problemas da raça humana pode parecer tênue, frívola ou de mau gosto".

"Mas quando se percebe que todo comportamento do macho – desde a violência e a guerra até a gentileza – é uma maneira de se mostrar sexualmente, toda a perspectiva muda."

Eles disseram ter recebido várias respostas positivas em relação ao seu projeto de orgasmo global, marcado para o 22 de dezembro em homenagem ao solstício de verão no hemisfério sul, e de inverno no hemisfério norte.

"Torturadores, terroristas e partidários de guerra querem nos privar de um momento de paz, solidariedade e prazer."

"Nesse sentido, é importante a mensagem de uma tentativa consciente, utilizando o período meditativo e lúcido que sucede o orgasmo."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos