Especialista em câncer 'vai a Cuba para tratar de Fidel'

da BBC, em Londres

Um conceituado cirurgião espanhol seguiu de avião para Havana na última quinta-feira para tratar do líder cubano Fidel Castro, de acordo com o jornal El Periodico da Espanha.

O governo cubano não comentou o assunto.

O cirurgião, José Luis Garcia Sabrido, é especialista em gastroenterologia, particularmente em câncer.

O presidente Fidel Castro se afastou temporariamente do poder em julho passado, e emitiu uma declaração dizendo que se submeteu a uma operação para estancar um sangramento intestinal.

Embora o seu estado de saúde seja um segredo de Estado, autoridades cubanas disseram que ele não está sofrendo de câncer e de nenhuma doença terminal, e que o líder está se recuperando.

"Recomendação profissional"

O jornal, publicado em Barcelona, diz que Garcia Sabrido seguiu para Havana em um vôo charter do governo cubano.

Citando fontes médicas espanholas, o periódico diz que o cirurgião levou para Cuba equipamento que não está disponível no país.

A reportagem diz que o médico fará sua recomendação sobre se Castro deve ou não se submeter a mais uma operação.

Acredita-se que Sabrido tenha visitado Havana no mês passado, para participar de uma conferência internacional sobre cirurgia.

De acordo com a programação do evento, ele deu duas palestras. Uma delas sobre um tipo de câncer no revestimento do abdômen e outra sobre câncer no cólon.

Alegação dos EUA

Desde que Castro se afastou do poder em caráter temporário, há quase cinco meses, não faltam especulações sobre sua doença.

Fontes não-identificadas do governo dos Estados Unidos disseram à mídia americana que Castro sofre de câncer, possivelmente em sua fase mais avançada.

Mas em meados deste mês, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, negou categoricamente que seu amigo de longa data e aliado esteja sofrendo da doença.

Funcionários do governo cubano, inclusive o ministro do Exterior, transmitiram a mesma mensagem a um grupo visitante do Congresso dos Estados Unidos na semana passada.

Na sexta-feira, Raul Castro, o presidente em exercício de Cuba, garantiu aos delegados na Assembléia Nacional do país que o seu irmão está em franca recuperação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos