Rede árabe divulga imagens da execução de Saddam

da BBC, em Londres

A rede de TV Al Arabya divulgou agora há pouco as primeiras imagens da execução do ex-presidente do Iraque Saddam Hussein.

O vídeo mostra Saddam entrando na sala onde foi executado e ouvindo instruções dos carrascos presentes.

Um deles coloca uma faixa preta em torno do pescoço de Saddam Hussein e o encaminha o alçapão sobre o qual pende a forca.

A imagem é congelada quanda corda é colocado no pescoço do ex-presidente. É possivel ainda ver Saddam falando com os carrascos mas o vídeo que apareceu na TV foi apresentado sem som.

Dia histórico

Outros dois réus foram sentenciados a morte no julgamento em que Saddam foi condenado mas apenas ele foi executado neste sábado.

“Queríamos que a morte de Saddam Hussein fosse um dia histórico, marcado apenas por este fato, que fecha uma etapa na vida do país”, disse o conselheiro de segurança nacional do presidente do Iraque em uma entrevista ao Serviço Árabe da BBC.

Ele fez parte do pequeno grupo de iraquianos que assistiu a execução ao vivo em uma prisão num suburbio no norte de Bagdá.

Al-Rubaye disse que Saddam foi para a forca dizendo palavras de ordem que pediam “morte aos persas” e “jihad (guerra santa de resistência) contra o Ocidente”.

Funeral

O conselheiro disse que o governador da provincia onde o ex-presidente foi executado ficou responsável por entrar em contato com a família de Saddam Hussein para acertar detalhe do funeral.

“O corpo dele foi tratado com todo o respeito e dentro dos princípios da religião muçulmana”, disse

Um porta-voz de Jalal Talabani, Kamran Caradaghi, disse que o presidente iraquiano defendia a necessidade de punir Saddam Hussein mas tem uma posição de princípio contra a pena de morte.

“Quando o presidente (Talabani) fazia parte da oposição (contra Saddam Hussein) ele assinou um documento se opondo a qualquer execução no Iraque. Esta posição dele continua valendo”, disse.

Mas Caradaghi destaca que esta foi uma decisão da Justiça iraquiana sobre a qual o presidente não foi informado e nem teria autoridade para intervir.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos