Festa religiosa na Índia deve receber 70 milhões

da BBC, em Londres

Milhões de hindus já se reúnem na cidade de Allahabad, no norte da Índia, onde a partir de hoje começa o Ardh Kumbh Mela, celebração religiosa que ocorre a cada 12 anos.

Devotos têm de enfrentar o frio para se banhar na confluência dos rios Ganges, Jamuna e Saraswati para poderem se limpar dos seus pecados.

O festival é um dos maiores encontros do mundo. Milhões de pessoas são esperadas já no primeiro dia.

Uma verdadeira cidade de tendas foi montada nas imediações do local onde ocorre o festival e a segurança é rigorosa, para evitar acidentes.

Grupos de homens santos, os Nagu Sadhus, passam cinzas nos seus corpos, usam robes coloridos ou em muitas vezes lideram as procissões sem roupa em direção às margens dos rios.

Centenas de milhares de homens, mulheres e crianças entram nas águas dos rios, apesar dos fortes ventos e baixas temperaturas.

Segurança

O festival dura 45 dias e os organizadores estimam que cerca de 70 milhões de pessoas devem visitar Allahabad, vindos de toda a Índia e de outras parte do mundo.

Os maiores problemas, além da segurança, são de infra-estrutura. Há problemas para se providenciar comida, água e instalações sanitárias para a multidão. Uma única tenda, montada para receber fiéis, pode abrigar até dois milhões de pessoas, enquanto cerca de 25 mil toaletes foram construídos.

O superintendente de polícia Rajeev Sabharwal disse à BBC que o dia 19 de janeiro deve ser o pico do festival , mas que pelo menos outras seis datas também são relevantes.

De acordo com a mitologia hindu, deuses e demônios travaram uma batalha celestial em um local chamado kumbh, onde havia néctar divino. Allahabad é uma das quatro cidades nas quais o néctar sagrado pingou durante a batalha.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos