Ex-ministro escapa após 6 anos como refém das Farc

da BBC, em Londres

Um ex-ministro do Desenvolvimento da Colômbia que vinha sido mantido como refém pelas Farc desde dezembro de 2000 conseguiu escapar de seu cativeiro.

Fernando Araújo escapou graças a uma operação militar do governo que deixou seis guerrilheiros mortos, segundo informações do ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos.

O ex-ministro do Desenvolvimento do governo do presidente Andrés Pastrana escapou em meio ao combate entre soldados do Exército e Marinha na região de Montes de María, segundo o jornal colombiano El Tiempo.

"Ou fujo ou me matam", foi o pensamento do ex-ministro quando percebeu a presença do Exército no acampamento onde era mantido refém.

"Sonhava com este momento desde o primeiro dia do seqüestro", disse Araújo ao repórter do canal de televisão RCN. E acrescentou que "algumas vezes o via (o sonho) como possível, outras vezes como impossível".

O ex-ministro contou que era vigiado por 12 guerrilheiros e que ficava sozinho em seu cativeiro.

"Foi uma operação impecável da Força Pública que deu o resultado esperado. Permitiu que o ex-ministro escapasse do cerco", disse o ministro da Defesa Juan Manuel Santos, que acrescentou que a operação durou vários dias.

Comandantes

Araújo foi seqüestrado na noite de quatro de dezembro de 2000, na área turística de Bocagrande, na cidade colombiana de Cartagena, quando realizava sua rotina de exercícios físicos.

Segundo as informações das autoridades, o seqüestro foi ordenado pelos comandantes das Farc, Iván Márquez e Simón Trinidad.

A investigação apontava como o autor material do seqüestro um membro das Farc que atendia pelo codinome Bertuldo, o mesmo homem que substituiu Martín Caballero no terceiro cargo de poder da organização guerrilheira no bloco do Caribe.

Caballero estava encarregado de um atentado contra o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e não conseguiu realizar o ataque.

Bertuldo, que durante vários anos lidera a frente 41 das Farc - do bloco do Caribe e que opera nas regiões de Montes de María, Sierra Nevada de Santa Marta e na Serranía de Perijá - teve como uma de suas primeiras missões depois de assumir o cargo de Caballero o seqüestro do ex-ministro Araújo.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos