Novo inquérito investiga morte da princesa Diana

da BBC, em Londres

Um inquérito sobre a morte da princesa Diana, há quase dez anos, foi aberto nesta segunda-feira pela Alta Corte britânica em Londres, com a realização de interrogatórios preliminares.

Uma investigação realizada pela Polícia Metropolitana, encerrada no mês passado, concluiu que a batida de carro em Paris na qual morreram Diana e seu namorado, Dodi al-Fayed, foi um acidente.

Outra investigação sobre o caso, realizada pela polícia francesa, também chegou à mesma conclusão, negando as teorias conspiratórias sobre o caso.

O pai de Dodi, Mohamed al-Fayed, se diz convencido de que havia uma conspiração para matar Diana e rejeita a conclusão das polícias britânica e francesa de que o motorista que os transportava, Henri Paul, estava bêbado.

Segundo o correspondente da BBC para assuntos da monarquia Peter Hunt, caberá aos advogados de Mohamed al-Fayed a tarefa de convencer a Alta Corte de que o caso deve ir a júri.

Paparazzi

A princesa Diana, 36, al-Fayed, 42, e o motorista morreram quando a Mercedes Benz em que eles se encontravam se chocou contra uma das pilastras do túnel sob a Ponte L’Alma, na capital francesa, em 31 agosto de 1997.

O casal fugia de fotógrafos paparazzi depois de deixar o Hotel Ritz, na Place Vendôme, em direção ao apartamento de al-Fayed.

Uma investigação de três anos da Polícia Metropolitana de Londres, não encontrou provas de conspiração para matar o casal.

O relatório sobre o inquérito disse que o motorista estava dirigindo em alta velocidade e que havia consumido álcool além do limite para dirigir.

Mohamed al-Fayed, dono da loja de departamentos Harrods, de Londres, disse que o relatório era “altamente insatisfatório” e que havia deixado questões “sem resposta”.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos