Britânicos receberão alertas de segurança por e-mail

da BBC, em Londres

O serviço secreto britânico MI5 anunciou que vai lançar um sistema de alerta ao público por email sobre riscos de atentados.

As pessoas poderão se registrar no website do MI5 para receber atualizações das mudanças no nível de alerta no país.

O nível de segurança vigente na Grã-Bretanha hoje é "severo" - o segundo mais alto, e indica que um ataque é "altamente provável".

A diretora do MI5, Eliza Manningham-Buller, advertiu recentemente que está buscando informações sobre pelo menos 30 complôs para a realização de atos extremistas contra a Grã-Bretanha.

Torpedo

O Ministério do Interior da Grã-Bretanha afirmou que a iniciativa é parte de um programa para manter o público melhor informado sobre "ameaças de terrorismo".

Há planos de que o serviço seja prestado também na forma de torpedos, mensagens de texto para telefones celulares.

"Eles (MI5) estão achando uma forma de se envolver mais com o público e isso, em parte, é porque eles costumavam ser muito fechados, muito cercados de segredo - coisa do mundo da espionagem e dos espiões", disse o especialista de assuntos de segurança da BBC, Gordon Correra.

"Mas no mundo do terrorismo há uma percepção de que é preciso ser mais público."

Mas Correra acrescentou que uma das questões difíceis é o que o público deve fazer com a informação quando recebê-la: "Não há necessariamente muita informação no website sobre como se deve agir e como se deve responder além de manter a vigilância e ligar para um certo número de telefone se a pessoa ver algo suspeito."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos