Astronauta é presa por agressão à 'rival' nos EUA

da BBC, em Londres

Nesta segunda-feira, uma astronauta americana foi acusada de planejar o seqüestro de uma outra mulher que, segundo ela, seria sua rival na disputa pelo amor de um outro astronauta, seu colega.

A capitã Lisa Nowak, de 43 anos, que chegou a voar para Estação Espacial Internacional em julho passado e tem mais de 1.500 horas de vôo em 30 tipos diferentes de aeronave, foi presa e indiciada pelas acusações de tentativa de seqüestro, agressão e outros crimes.

O homem no meio do triângulo amoroso é o comandante William Oefelein, que foi o piloto da Discovery durante o vôo para a Estação Espacial em dezembro passado.

Nowak dirigiu cerca de 1,6 mil km entre o Texas e a Flórida para confrontar Colleen Shipman, a sua “rival”, disfarçada com uma peruca e um casaco militar.

De acordo com a polícia, Nowak, que teve o seu pedido de fiança negado, usou spray de pimenta para agredir Shipman.

E-mails

Interrogada, Nowak disse que foi de Houston a Orlando sem parar, usando uma fralda para não ter de ir ao banheiro. Chegando na cidade, ela seguiu Shipman até o seu carro, que estava parado em um estacionamento.

Shipman teria então se trancado no carro, mas abaixou a janela quando Nowak começou a chorar. A astronauta, então usou o spray de pimenta disparando-o contra Shipman, que fugiu para pedir ajuda.

Um policial seguiu Nowak e disse que ela estaria carregando uma peruca, um rifle de ar comprimido, um bastão de aço e uma faca. Além disso, ela teria cópias de e-mails trocados entre Oefelein e Shipman.

No seu depoimento, Nowak disse que sua ligação com Oefelein era “mais do que uma relação profissional, mas menos do que um romance”. Segundo ela, sua única intenção era a de assustar a sua rival, contando a ela a sua relação com Oefelein.

Nos EUA, tentativas de seqüestro podem ter sentenças que chegam até mesmo à prisão perpétua.

Um porta-voz da Nasa, a Agência Espacial Americana, disse que a situação da capitã na agência continua a mesma.

De acordo com o jornal americano Orlando Sentinel, Shipman é engenheira no 45º Esquadrão de Apoio a Lançamentos em uma base próxima ao Centro Espacial Kennedy.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos