Cientistas testam lençóis de 'prata' anti-superbactéria

da BBC, em Londres

Cientistas britânicos vão testar lençóis e pijamas feito de um tecido que contém prata como uma arma contra infecções hospitalares.

O tecido, criado especialmente para este projeto, vai ser usado no Hospital Lister, na cidade inglesa de Stevenage, durante um ano.

O microbiologista Peter Wilson, envolvido no estudo, disse que um resultado positivo "transformaria a forma como combatemos certas infecções, particularmente os estafilococos aureus resistentes à meticilina (MRSA na sigla em inglês)".

A bactéria vive na pele de pessoas saudáveis sem causar qualquer problema, mas pode provocar uma infecção séria ao cair na corrente sangüínea.

Curativos

"A prata é conhecida por ser um agente contra infecção muito eficiente e seguro", disse Peter Wilson.

O pesquisador disse que o material já é usado em curativos médicos e máquinas de lavar. Portanto, os pijamas e os lençóis contendo prata são o próximo "passo lógico".

Wilson disse também que a novidade pode ajudar a cortar custos.

Mais de 300 pessoas que testaram positivo para a presença de MRSA em sua pele serão recrutadas para os testes, que têm início neste mês.

Uma metade usará pijamas e roupas de cama forrados com prata, a outra receberá pijamas e lençóis comuns.

Os resultados serão comparados para que os pesquisadores verifiquem se houve uma diminuição na quantidade de bactérias encontradas na pele dos voluntários que usaram as roupas contendo prata.

A pesquisa está sendo realizada pela Fundação Barts and the London, de Londres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos