Iraque: Jornal diz ter vídeo de ataque dos EUA que matou britânico

da BBC, em Londres

Em sua edição desta terça-feira, o jornal britânico The Sun diz ter obtido um vídeo que mostra detalhes do ataque americano a um comboio britânico no Iraque, em março de 2003.

Segundo o jornal, o vídeo teria sido gravado por uma câmera em um dos aviões e mostra imagens do ataque que matou o tenente-coronel britânico Matty Hull e a conversa entre os pilotos dos aviões americanos envolvidos na operação.

Até então mantido em segredo pelos militares americanos por ser classificado como secreto, o vídeo foi incluído na investigação depois que o legista do caso afirmou que as imagens eram vitais para o esclarecimento do caso.

Na transcrição da fita feita pelo The Sun, os pilotos das aeronaves americanos celebram quando vêem o sucesso do ataque, mas pouco depois se afligem quando percebem ter atingido um comboio de veículos aliados.

“Meu Deus, nós vamos para a cadeia”, diz um deles, depois de perceber que tinha atingido um veículo aliado, segundo a transcrição do jornal.

Desgraça

Na semana passada, quando a existência do vídeo foi divulgada, a viúva de Matt Hull descreveu a situação como uma “verdadeira desgraça”, porque, segundo ela, militares teriam garantido que tal fita não existia.

O tenente-coronel Hull morreu em decorrência de múltiplos ferimentos dentro de seu tanque depois de ser atingido pelos caças americanos, apesar dos esforços de seus colegas para salvá-lo.

O tanque em que Hull estava em uma coluna de veículos leves, próximo à cidade de Basra, quando foi bombardeado por uma aeronave americana A-10.

Uma porta-voz do Pentágono disse que o governo americano jamais revelou documentos que eram parte de uma investigação e que quem quer que tenha sido responsável pelo vazamento do vídeo será “criminalmente responsável”.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos