Helô Pinheiro: Atuais modelos não inspirariam Vinícius

da BBC, em Londres

As beldades que desfilam nas passarelas carecem das curvas e da simpatia para se tornarem uma Garota de Ipanema, na opinião da detentora original do título, Helô Pinheiro.

"Elas estão muito preocupadas em ficar esquálidas", disse Helô. "Mas não é só isso: precisa ser carismática, ter simplicidade, simpatia. Nas passarelas, elas são muito sérias."

Para a musa de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, as medidas das atuais modelos não seriam muito inspiradoras para os dois compositores.

"Vinícius dizia que a mulher tinha que ter um pouquinho de barriguinha para poder ter um charme", diz Helô.

Ela diz não entender por que a obsessão com a magreza. "Na minha época era a Twiggy que entrava nas passarelas. Todo mundo falava: 'Nossa, como ela é magra'. Acho que foi aí que as manequins começaram a querer ficar mais magras."

"Dizem que a roupa cai melhor, mas nem sempre."

Filhas

Helô Pinheiro diz ter tentado passar às três filhas - duas delas modelos - a mensagem de que é importante se alimentar bem e cuidar da saúde, sem exageros.

"Na minha época não tinha essa coisa de cultuar o corpo, você fazia o esporte pelo prazer do esporte."

Mas quando uma das filhas reclama do aumento de peso, ela recomenda malhação e uma alimentação saudável à base de "carne de preferência branca, legumes, até um arrozinho integral".

Ela acredita que haja um esforço para fazer de Gisele Bündchen sua sucessora e, embora diga "não concordar nem discordar", ressalta as características que faltariam à top para merecer o título.

A primeira delas seria ser carioca. "Tem de ser nascida no Rio, freqüentar a praia, conhecer Ipanema", disse Helô, para quem a melhor Garota de Ipanema hoje seria sua própria filha Ticiane, de 27 anos.

A eterna Garota de Ipanema defende maior diversidade nas passarelas. "Acho que deveriam existir vários tipos de mulheres na passarela para atender a todo público porque nem todo mundo é daquela forma que as manequins do exterior na passarela."

A Semana de Moda Outono-Inverno 2007/08 de Milão foi aberta na quinta-feira com um desfile especial para marcar a introdução de novas regras 'anti-anorexia' nas passarelas da cidade.

A partir desta edição, que começa oficialmente no sábado, o evento vai proibir o desfile de modelos que tiverem menos de 16 anos ou índice de massa corporal (IMC) inferior a 18,5 kg/m².




Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos