Cúpula em Jerusalém termina com promessa de novas reuniões

da BBC, em Londres

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, concordaram em retomar as negociações para tentar reavivar o processo de paz na região, anunciou nesta segunda-feira a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, após um encontro com os dois em Jerusalém.

Essa foi a primeira reunião entre os líderes palestino e israelense com acompanhamento dos Estados Unidos em quase quatro anos.

Segundo Rice, eles acertaram novas reuniões para tratar do processo de paz e reafirmaram seu comprometimento com o estabelecimento de um Estado palestino convivendo lado a lado e pacificamente com Israel.

Ela disse que as discussões foram produtivas e úteis, mas um correspondente da BBC em Jerusalém disse que a cúpula parece ter conseguido avançar pouco.

União nacional

Em uma referência ao recente acordo entre os grupos Fatah e Hamas para formar um governo de união nacional, Rice disse que qualquer governo palestino precisa atender as demandas internacionais para reconhecer Israel, renunciar à violência e respeitar acordos anteriores.

O Hamas, que controla o governo palestino desde que venceu as eleições parlamentares do início do ano passado, não reconhece a existência de Israel e é acusado pelo governo israelense de promover ataques terroristas contra civis israelenses.

O acordo entre o Hamas e o Fatah, do presidente Abbas, encerrou semanas de disputas internas que provocaram a morte de mais de 90 pessoas.

Olmert afirmou no domingo que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, havia prometido em privado apoiar a decisão de Israel de boicotar o novo governo palestino se este não atender as exigências da comunidade internacional.

Mas Rice disse que os Estados Unidos somente se pronunciarão sobre o assunto quando o novo governo tiver sido formado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos