Blair deve anunciar cronograma de retirada do Iraque

da BBC, em Londres

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, deverá anunciar nesta quarta-feira a primeira fase do cronograma de retirada das tropas da Grã-Bretanha no Iraque.

Em um pronunciamento no Parlamento britânico, Blair deverá anunciar o retorno de centenas de soldados que estão em Basra, no sul do Iraque, já nas próximas semanas.

Reportagens publicadas nos jornais britânicos The Guardian e The Sun afirmam que aproximadamente 1,5 mil dos 7 mil soldados britânicos no Iraque atualmente devem deixar o país nas próximas semanas.

A expectativa é de que 3 mil soldados tenham retornado à Grã-Bretanha até o Natal.

Transição

Segundo o correspondente de assuntos políticos da BBC James Landale, esse anúncio vem sendo esperado há algum tempo.

O anúncio de Blair é esperado desde o fim da Operação Sinbad, em Basra, que tinha o objetivo de transferir para os iraquianos a responsabilidade pela segurança.

No entanto, afirma Landale, relatos de que todos os soldados britânicos terão retornado até o final de 2008 "não representam a realidade do momento".

Conforme Landale, fontes do Parlamento britânico afirmam que a retirada é "um pouco mais lenta" do que o esperado e que "se as condições piorarem, o processo pode levar ainda mais tempo".


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos