Fêmeas podem ter desenvolvido primeiras armas, indica estudo

da BBC, em Londres

Pesquisadores dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha fizeram uma descoberta que reforça a tese de que podem ter sido as fêmeas dos antepassados do homem as responsáveis pelo desenvolvimento das primeiras armas.

Os autores do estudo, da Universidade do Estado americano de Iowa e da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, observaram chimpanzés que vivem no Senegal para estudar o uso que eles fazem de armas rudimentares, como pedaços de pau, para caçar mamíferos menores.

No estudo, divulgado na edição online da revista Current Biology, eles observaram 22 casos em que os primatas usaram os objetos para caçar, mas concluíram que, em geral, as armas são usadas apenas por fêmeas e machos ainda não completamente desenvolvidos.

Os chimpanzés já eram conhecidos por usar objetos em algumas tarefas, como arrancar insetos de troncos ou abrir frutos ou sementes. No entanto, até agora, havia poucas evidências de que esses primatas usavam armas rudimentares para caçar da forma como foi verificado.

Inferioridade física

Segundo os cientistas, a opção das fêmeas e dos machos jovens pelo uso das armas pode ser explicada pela sua inferioridade física em relação aos machos adultos, que têm mais facilidade para obter alimento de outras formas, caçando animais maiores.

O estudo verificou que a construção das armas rudimentares pelos chimpanzés e o comportamento dos animais durante a caça têm padrões sistemáticos e consistentes, o que sugere, segundo os cientistas, que o uso das armas é habitual.

Os cientistas verificaram que os chimpanzés usam suas armas batendo com elas em galhos e troncos ocos de árvores, onde vive um pequeno mamífero noturno chamado Galago senegarensis - a presa mais visada pelos símios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos