Droga que estimula cérebro pode tratar síndrome de Down, diz estudo

da BBC, em Londres

Pesquisadores nos Estados Unidos descobriram uma droga que pode aliviar as dificuldades de aprendizado causadas por síndrome de Down.

A droga pentylenetetrazole (PTZ) melhora a capacidade de aprendizado e a memória em ratos com Down quando administrada uma vez por dia, por um curto período.

A droga foi desenvolvida inicialmente há 50 anos, como um tônico para melhorar a atividade cerebral em idosos, mas teve sua produção suspensda porque causava ataques epilépticos.

O estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisa da Síndrome de Down da Escola de Medicina da Universidade de Stanford e publicado na revista Nature Neuroscience.

“Tantas outras drogas foram testadas sem nenhum efeito. Nossas descobertas abrem uma nova avenida para o tratamento da disfunção cognitiva em indivíduos com a síndrome de Down”, disse Craig Garner, co-autor da pesquisa, ao jornal britânico The Daily Telegraph.

“Basicamente nós temos algo que poderá ser parte de várias intervenções médicas e ambientais para permitir que crianças com síndrome de Down vivam de forma mais normal”, disse.

Ratos

A síndrome de Down causa deficiência mental, além de ser ligada com outras condições como doenças cardíacas, leucemia e mal de Alzheimer em crianças. Ela ocorre quando uma criança possui três cópias do cromossomo 21, ao invés das duas usuais.

O estudo descobriu que, quando aplicada em ratos com Down, a droga PTZ melhora a capacidade de identificar objetos e realizar tarefas que simulam as dificuldades enfrentadas por crianças e adultos com a síndrome.

Os efeitos foram observadoas após 17 dias de tratamento.

Os cientistas acreditam que a droga bloqueia a ação de um mensageiro químico chamado GABA, que prejudica a atividade cerebral. Acredita-se que os pacientes com Down sofram de um excesso de atividade dessa substância.

A droga deverá passar agora por testes clínicos para determinar se tem o mesmo efeito em seres humanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos