Martin Scorsese finalmente conquista o Oscar

da BBC, em Londres

O diretor Martin Scorsese faturou os seus primeiros Oscar de melhor filme e diretor, com o thriller Os Infiltrados.

O longa metragem, protagonizado por Leonardo DiCapario, Matt Damon e Jack Nicholson, foi o grande vencedor do Oscar, realizado no domingo à noite, em Los Angeles.

Scorsese já havia concorrido ao prêmio de melhor diretor em outras cinco ocasiões. Mas mesmo tendo dirigido clássicos como Taxi Driver, Touro Indomável e Os Bons Companheiros nunca havia vencido o prêmio.

Os Infiltrados é uma refilmagem do longa metragem Infernal Affairs, uma produção de Hong Kong, realizada por Wai Keung Lau, de Hong Kong.

A trama dos dois é praticamente idêntica, mas o filme de Scorsese altera ligeiramente o final e acrescenta alguns personagens ausentes do original.

No ano passado, Scorsese estava cotado para vencer o prêmio, mas acabou perdendo para Clint Eastwood, que ganhou nas categorias de filme e direção por Menina de Ouro.

Neste ano, Scorsese voltou a concorrer com Eastwood, que disputava com o longa Cartas de Iwo Jima.

Outros prêmios

O americano Forest Whitaker sagrou-se o quarto negro a vencer o Oscar de melhor ator, ao interpretar o ex-ditador de Uganda Idi Amin, em O Último Rei da Escócia.

Whitaker concorreu com nomes consagrados, como o irlandês Peter O'Toole e os americanos Will Smith, Leonardo DiCaprio e Ryan Gosling.

A britânica Helen Mirren venceu o Oscar de melhor atriz por A Rainha.

No longa metragem dirigido por Stephen Frears, Mirren vive a rainha Elizabeth 2ª, nos dias que se seguiram ao acidente que matou a princesa Diana, em 1997.

Mirren, de 61 anos, já havia vencido outros vinte prêmios pelo papel.

Entre as surpresasa da premiação constaram o prêmio de melhor filme estrangeiro, obtido pelo alemão Das Leben der Anderen (A Vida dos Outros, em tradução literal).

O drama sobre o regime autoritário da antiga Alemanha Oriental bateu o favorito na categoria, o mexicano O Labirinto do Fauno, de Guillermo Del Toro.

Outra ligeira supresa foi o prêmio de ator coadjuvante, conquistado por Alan Arkin, com A Pequena Miss Sunshine>. Eddie Murphy, com Dreamgirls, era o mais cotado para o prêmio, segundo a crítica americana.

Uma Verdade Inconveniente, que apresenta uma série de palestras do ex-vice-presidente americano Al Gore sobre aquecimento global, venceu o prêmio de melhor documentário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos