Britânicos fazem concurso em busca de atletas para 2012

da BBC, em Londres

Autoridades do Esporte na Grã-Bretanha lançaram um concurso para encontrar homens e mulheres altas para reforçar a equipe olímpica do país que sediará as Olimpíadas de 2012.

As organizações britânicas UK Sport e o Instituto Inglês de Esporte (EIS, na sigla ingesa) divulgaram a campanha, intitulada "Gigantes do Esporte", nesta terça-feira chuvosa na Praça Trafalgar, em Londres.

A campanha Gigantes do Esporte está procurando homens com mais de 1,90 m e mulheres com mais de 1,80 m de altura que não seguiram carreiras esportivas mas que poderiam ser treinados para competir em remo, vôlei ou handbal.

Os britânicos querem reforçar seu contingente de atletas, principalmente para modalidades como vôlei ou handbal, onde o país têm pouca tradição. Nas Olimpíadas, os países-sedes tem classificação automática para todas as modalidades esportivas.

Campanha

A idéia é encontrar pessoas entre 16 e 25 anos, com boas capacidades atléticas.

Após se inscreverem pelo site da organização, os concorrentes serão avaliados por um grupo multidisciplinar de especialistas, incluindo importantes treinadores e médicos esportivos.

O processo de seleção vai continuar até que as “pessoas certas” sejam encontradas. Esses atletas serão então treinados e poderão fazer parte das seleções nacionais britânicas.

Segundo Chelsea Warr, da UK Sport, com pouco mais de cinco anos até as Olimpíadas de Londres, “nós temos a oportunidade única de pinçar indivíduos da relativa obscuridade e dar a eles a oportunidade de uma vida no esporte”.

“Se você é alto, um bom atleta em geral e tem ‘a coisa certa’, pode ser você”, disse Warr, no lançamento da campanha em Londres.

“As estatísticas mostram que, tradicionalmente, cerca de 1% dos que decidem virar atletas olímpicos realmente consegue. Mas, para maximizar nossas chances até Londres 2012, estamos pedindo que as pessoas aceitem esse desafio.”

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos