Caixões temáticos viram arte na Europa; veja fotos
da BBC, em Londres
Os caixões temáticos criados por uma empresa britânica sob medida para os seus clientes viraram peças de arte e até tema de livro na Europa.
Os esquifes criativos que a Vic Fearn & Company fabricou na última década foram exibidos na exposição itinerante Crazy Coffins.
A mostra também virou livro do museu de Arte Sepulcral, em Kassel, na Alemanha, e continua atraindo interesse tanto de futuros clientes quanto de estudiosos.
O primeiro caixão temático da Vic Fearn & Co. surgiu em 1990, quando uma ilustradora encomendou um caixão simples para a mãe falecida e o decorou com flores e um veado mirando do alto de um monte.
O esquife causou sensação na Grã-Bretanha e hoje é considerado o precursor de idéias muito mais arrojadas, como o caixão em forma de guitarra encomendado pela família de um adolescente que morreu em um acidente doméstico e adorava tocar o instrumento.
Uma empresa de marketing criou até um pacote para torcedores do Portsmouth Football Club. A oferta inclui um caixão em forma de chuteira, velório no campo do time e direito a espalhar cinzas no local.
Outros times ingleses, como o Birmingham City e o West Bromwich Albion, oferecem serviços semelhantes.
Quando a exposição Crazy Coffins passou pela cidade de Cork, na Irlanda, a empresa criou um caixão em forma de saca-rolhas (“cork” significa rolha, em inglês).
Ainda não houve interessados em pessoas que compraram o curioso esquife saca-rolhas.
Os caixões temáticos, no entanto, já se tornaram normais no mercado funerário britânico e, pelo menos para a empresa Vic Fearn & Co., parte obrigatória do negócio.
Os esquifes criativos que a Vic Fearn & Company fabricou na última década foram exibidos na exposição itinerante Crazy Coffins.
A mostra também virou livro do museu de Arte Sepulcral, em Kassel, na Alemanha, e continua atraindo interesse tanto de futuros clientes quanto de estudiosos.
O primeiro caixão temático da Vic Fearn & Co. surgiu em 1990, quando uma ilustradora encomendou um caixão simples para a mãe falecida e o decorou com flores e um veado mirando do alto de um monte.
O esquife causou sensação na Grã-Bretanha e hoje é considerado o precursor de idéias muito mais arrojadas, como o caixão em forma de guitarra encomendado pela família de um adolescente que morreu em um acidente doméstico e adorava tocar o instrumento.
Uma empresa de marketing criou até um pacote para torcedores do Portsmouth Football Club. A oferta inclui um caixão em forma de chuteira, velório no campo do time e direito a espalhar cinzas no local.
Outros times ingleses, como o Birmingham City e o West Bromwich Albion, oferecem serviços semelhantes.
Quando a exposição Crazy Coffins passou pela cidade de Cork, na Irlanda, a empresa criou um caixão em forma de saca-rolhas (“cork” significa rolha, em inglês).
Ainda não houve interessados em pessoas que compraram o curioso esquife saca-rolhas.
Os caixões temáticos, no entanto, já se tornaram normais no mercado funerário britânico e, pelo menos para a empresa Vic Fearn & Co., parte obrigatória do negócio.