Brasil cresce abaixo da média mundial desde 96

da BBC, em Londres

Com a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,9% em 2006 anunciada nesta quarta-feira, a economia brasileira completa onze anos de crescimento abaixo da média mundial.

Entre 1996 e 2006 a economia mundial cresceu em média 4% ao ano, enquanto a brasileira teve uma expansão de 2,3% ao ano. Os valores foram calculados a partir de dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em nenhum ano desse período o Brasil cresceu em ritmo superior ou igual ao da economia global.

Em 2006, o FMI estima que economia mundial tenha ficado 5,1% maior.

Um estudo do FMI com 177 países também coloca o Brasil no número 142 entre no ranking de cerscimento econômico dos últimos dez anos.

Lula x FHC

Nos últimos quatro anos, primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a economia brasileira cresceu em média 2,6% ao ano.

Média parecida com a dos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, quando a expansão média da economia foi de 2,7% ao ano - 4% em média no primeiro mandato e 1,7% no segundo.

O crescimento brasileiro despencou a partir da década de 80, depois de manter uma média anual de 7,1% nas décadas de 50, 60 e 70.

Na década de 80, a média foi de 3%, na de 90 caiu para 1,8% e entre 2000 e 2006 o crescimento foi de 2,7% ao ano.

Brasil x América Latina

“O Brasil tem um dos crescimentos mais baixos do mundo e não tem tomado medidas para aumentar este crescimento”, afirma o economista Ricardo Amorim, diretor de Pesquisa e Estratégia para América Latina do banco WestLB em Nova York.

Desde 2003, o Brasil tem crescido menos do que a América Latina todos os anos.

O país também cresceu menos do que a região na média acumulada desde 1980.

Enquanto a América Latina teve uma expansão média de 2,5% ao ano, o crescimento brasileiro foi de 2,4% no mesmo período.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos