Brasil fica em 59º em ranking de turismo mundial

da BBC, em Londres

No primeiro ranking mundial sobre a competitividade no turismo, elaborado pelo Fórum Ecônomico Mundial e divulgado nesta quinta-feira, o Brasil amargou o 59º lugar, atrás de países pouco conhecidos como a Estônia, Lituânia e Barein.

Entre os países da América Latina, o Brasil ficou atrás da Costa Rica, Chile, México e Panamá.

A Suíça encabeça a lista, seguida pela Áustria, pela Alemanha e pela Islândia como os países mais interessantes do mundo para o desenvolvimento do setor turístico.

O Índice de Competitividade para Viagem e Turismo (ICVT) avaliou 124 países de acordo com 13 quesitos, entre eles, a política e a legislação para o turismo, legislação ambiental, segurança, saúde e higiene.

'Pilares'

A partir dos itens, considerados pelo Fórum como "pilares da competitividade do setor", cada país foi pontuado em uma escala de 1 a 7. A primeira colocada Suíça ficou com a pontuação de 5,66. No 59º lugar, o Brasil marcou apenas 4,2 pontos.

A infra-estrutura de transporte terrestre no Brasil foi o quesito com a pontuação mais baixa, de apenas três pontos.

A priorização de estratégias para o turismo e viagens (3,6 pontos) e a disponibilidade de mão de obra especializada (3,7) também baixaram a média brasileira.

As melhores pontuações foram conseguidas pelos recursos humanos (4,9 pontos) e os recursos naturais e culturais do país (4,7).

Entre os dez países com melhor pontuação, seis são da Europa. Cingapura e Hong Kong representam os asiáticos e os Estados Unidos e o Canadá, a América do Norte, entre os dez mais.

Os dados utilizados pelo Fórum Econômico Mundial para elaborar o ICVT são uma combinação de fontes públicas de instituições setoriais e governos, com uma pesquisa de opinião do Fórum e uma pesquisa anual da instituição.

Além disso, o Fórum inclui informações dos institutos parceiros que atuam nos países estudados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos