Ex-ministro da Irlanda do Norte pode ter sido vítima espionagem jornalística
O ex-ministro britânico para a Irlanda do Norte Peter Hain pode ter sido vítima de espionagem jornalística praticada por detetives que trabalhavam para News International, editora do jornal já extinto "The News of the World".
Como publica nesta terça-feira o jornal britânico "The Guardian", a Polícia informou a Hain, membro do antigo Governo trabalhista, que seu computador, os de funcionários de seu Ministério e os de agentes secretos podem ter sido espionados.
A investigação sobre o acesso aos computadores está a cargo da Scotland Yard (Polícia Metropolitana de Londres), à margem da que a Polícia atualmente conduz sobre as escutas telefônicas do "The News of the World", apesar de as duas estarem relacionadas.
Um porta-voz de Hain se limitou a dizer que esse é um assunto de "segurança nacional e está sob investigação policial, por isso não seria correto fazer comentários".
Hain, deputado trabalhista pela circunscrição galesa de Neath, foi ministro da Irlanda do Norte entre 2005 e 2007.
Uma investigação oficial atualmente em andamento avalia a ética jornalística devido ao escândalo das escutas de celulares.
Em 2006, foi divulgada a espionagem jornalística do "The News of the World", mas o trabalho foi encerrado depois pela Polícia, embora as forças da ordem tenham começado uma nova investigação em janeiro.
O escândalo se agravou há alguns meses ao se revelado que os telefones de familiares de vítimas de crimes, terrorismo e de soldados mortos em combate haviam sido grampeados.