Manifestantes do "Occupy Wall Street" são detidos na madrugada em NY


Em Nova York

Cerca de 50 simpatizantes do movimento "Occupy Wall Street" foram presos na madrugada deste domingo em Nova York em enfrentamentos com a polícia após ocupar por horas a praça do sul da cidade que tinham transformado em símbolo de seus protestos e que foi desalojada em novembro.

"As pessoas estavam fartas das barricadas na praça e decidimos ocupá-la de novo para passar a noite de ano novo ali", afirmou à Agência Efe Jason Amadi, porta-voz do movimento, que disse que a situação voltou a ficar "tensa" e causou enfrentamentos com a polícia que deixaram um saldo de 50 detidos.

O movimento "Occupy Wall Street" começou em setembro em Nova York, e se estendeu a várias cidades do país, que mantiveram acampamentos durante mais de dois meses para protestar contra os excessos e a falta de regulação do sistema financeiro.

O Departamento de Polícia, que não quis confirmar o número exato de detenções durante a madrugada, explicou que um de seus agentes foi agredido com tesouras por um manifestante e teve que ser levado a um hospital.

Convocadas pelo movimento, mais de 500 pessoas chegaram à praça Zucotti por volta de 22h do sábado, onde levantaram as barricadas instaladas há semanas pela Polícia.

Segundo Amadi, os agentes responderam jogando gás de pimenta e com a prisão de várias pessoas. Após o incidente, os manifestantes continuaram esperando a chegada do Ano Novo no interior da praça.

Já Amadi explicou que após 1h30 do domingo os agentes se mobilizaram para desocupar a praça, onde estavam cerca de 100 pessoas. Os manifestantes se deslocaram para o bairro de Soho, onde continuaram os enfrentamentos com a polícia e foram detidas dezenas de pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos