Imperador Akihito passa por cirurgia cardíaca no Japão


  • AFP

    Menino assina mensagem para desejar uma recuperação rápida ao imperador do Japão, Akihito

    Menino assina mensagem para desejar uma recuperação rápida ao imperador do Japão, Akihito

O imperador do Japão, Akihito, entrou em sala de cirurgia na manhã deste sábado (horário local) no Hospital da Universidade de Tóquio para ser submetido a uma intervenção cirúrgica de "bypass" coronário, informou a Agência da Casa Imperial. A intervenção, com anestesia geral e duração de cerca de cinco horas, começou às 10h locais (23h de sexta-feira em Brasília) pelas mãos de uma equipe médica desse mesmo centro médico e do hospital universitário de Juntendo.

Ao fim da operação, o imperador, de 78 anos, será transferido a uma unidade de terapia intensiva, enquanto os médicos concederão uma entrevista coletiva para dar detalhes sobre o procedimento. A imperatriz Michiko, de 77 anos, passou a noite no hospital e permanecerá no centro médico até o fim da cirurgia, informou a cadeia pública "NHK".

Se não houver complicações, Akihito deverá deixar o hospital em duas semanas, podendo até presidir a cerimônia que em 11 de março lembrará o aniversário do devastador tsunami que castigou o nordeste do Japão, segundo a Agência da Casa Imperial. Trata-se da primeira operação à qual se submete o imperador desde que foi operado em 2003 por um câncer de próstata.

A cirurgia de revascularização coronária, com a qual se pretende aumentar o fluxo sanguíneo no músculo cardíaco, é muito frequente no Japão e não apresenta complicações em 98% dos pacientes, segundo a Associação Japonesa de Cirurgia Torácica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos