Chávez felicita Putin pela vitória eleitoral


Em Caracas

  • Yuri Kadobnov/AFP

    Segundo resultados parciais, Putin venceu as eleições presidenciais na Rússia

    Segundo resultados parciais, Putin venceu as eleições presidenciais na Rússia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, felicitou o novo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que neste domingo (4) venceu as eleições realizadas naquele país, segundo os resultados oficiais parciais, informou a Chancelaria venezuelana em comunicado.

O Ministério de Exteriores destacou a "importante jornada democrática protagonizada pelo povo russo ao voltar-se de maneira entusiasta às urnas para escolher no primeiro turno seu novo presidente, Vladimir Putin".

"O governo venezuelano cumprimenta a maturidade do povo russo, o qual expressou de maneira soberana e contundente sua vontade de fortalecer a grande pátria russa e levá-la pelos caminhos da paz, o bem-estar, a justiça e o desenvolvimento", assinala o texto oficial.

O comunicado assinala que Chávez "tem um forte vínculo de amizade e uma visão comum para a construção de um mundo pacífico, solidário e democrático no século XXI com Putin".



"O Governo venezuelano deseja o maior dos sucessos a Putin e a sua nova equipe de Governo e lhe reitera o mais firme compromisso de aprofundar as relações estratégicas entre ambos os países", continua o comunicado.

Em um programa de televisão gravado no sábado e divulgado em Caracas, Chávez já tinha antecipado que tinha certeza da vitória de Putin.

Venezuela e Rússia têm um amplo programa de cooperação em setores que vão desde o tecnológico ao energético, passando pelo dos bens de capital, o comercial agrícola e o militar, com um amplo programa de compras de Caracas para equipar sua Força Armada.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos