Ban Ki-moon anuncia que viajará hoje à Rússia e Ucrânia


Nações Unidas, 19 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, viajará na tarde desta quarta-feira à Rússia e na sexta-feira visitará a Ucrânia para aumentar os esforços diplomáticos na busca de uma solução pacífica à atual crise.

Ele se reunirá amanhã com o presidente russo, Vladimir Putin, e com o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, informou um comunicado de seu porta-voz. Na sexta-feira, o secretário-geral estará na Ucrânia para se reunir com o presidente interino, Oleksandr Turchinov; o primeiro- ministro Arseni Yatsenyuk; e outros responsáveis, acrescentou a nota.

Durante sua estadia em Kiev, Ban se encontrará também com membros da missão das Nações Unidas para a supervisão dos direitos humanos na Ucrânia e com personalidades da sociedade civil.

Conforme informou o comunicado, a viagem de Ban é parte de seus esforços diplomáticos para encorajar todas as partes a resolver a atual crise de forma pacífica. Ainda segundo o texto, o secretário-geral insistiu repetidamente em que se alcance uma solução guiada pelos princípios da Carta das Nações Unidas.

A viagem acontece justo depois de a Rússia anexar formalmente a península da Crimeia dois dias depois do referendo realizado no domingo passado, e cuja legalidade foi rejeitada pela Ucrânia e boa parte da comunidade internacional. O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará nesta tarde uma nova reunião para tratar da crise.

Em outra sessão de urgência realizada no sábado passado, a Rússia empregou seu direito de veto para frear uma resolução proposta pelos Estados Unidos que defendia a integridade territorial da Ucrânia e rejeitava a legitimidade do referendo da Crimeia.

Além disso, a viagem de Ban acontece enquanto aumenta a tensão na Crimeia, e a Ucrânia denunciou que tropas russas assaltaram hoje uma base militar ucraniana na cidade de Novoozernoye, na Crimeia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos