Choques na fronteira sírio-turca deixam pelo menos 20 mortos e 115 feridos

Beirute, 25 mar (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram nesta terça-feira e outras 115 ficaram feridas em choques entre os rebeldes e as forças do regime de Bashar Al-Assad no norte da província litorânea síria de Latakia, junto à fronteira com a Turquia, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Pelo menos 14 soldados governamentais faleceram por uma explosão e em choques nos arredores de um monte denominado Observatório 35, onde fica um posto militar que foi tomado por insurgentes islamitas, entre eles membros da Frente al Nusra, vinculado à Al Qaeda.

A estas vítimas mortais dentro das fileiras do regime somam-se 40 feridos.

As forças governamentais tentam recuperar o controle desta estratégica montanha, onde também foram registrados enfrentamentos.

A ONG acrescentou que cerca de 75 feridos nestes combates, em sua maioria islamitas e militantes da Frente al Nusra, foram transferidos para Turquia para receber tratamento médico.

No grupo opositor, pelo menos seis combatentes perderam a vida, cinco deles estrangeiros de nacionalidades árabes, nas proximidades do Observatório 45, na montanha dos Turcomanos e na cidade fronteiriça de Kasab.

A agência de notícias oficial síria "Sana", que citou uma fonte militar, assinalou que o Exército repeliu hoje várias tentativas de "terroristas" de se infiltrar no Observatório 45, que sofreram perdas importantes.

A fonte acrescentou que anteriormente os soldados já tinham feito frente a outra tentativa de atacar a zona e tinham forçado os supostos extremistas a se retirar rumo ao norte.

A "Sana" ressaltou que as forças armadas deram "golpes importantes" a "grupo terroristas armados" na montanha de Al Neser, no norte de Latakia, onde matou vários deles.

A televisão turca "CNNTürk" assegurou que nove cidadãos sírios faleceram hoje em hospitais do sul da Turquia, onde são tratadas outras 84 pessoas dos ferimentos sofridos nos enfrentamentos dos últimos dias entre tropas sírias e rebeldes em zonas fronteiriças com a Turquia.

Na sexta-feira passada, os insurgentes tomaram o controle da passagem na fronteira de Kasab, após iniciar uma ofensiva, batizada como a "Batalha do Botim", para tomar os redutos do regime de Bashar al-Assad no litoral.

A sala de operações da "Batalha do Botim" anunciou hoje que os opositores tomaram o controle total da população litorânea de Samra e do cruzamento fronteiriço marítimo. Estas informações não foram confirmadas, por enquanto, por outras fontes.

Latakia, junto à província litorânea de Tartús, acolhe grande parte da minoria alauita síria, à qual pertence Assad.

Até agora, nestas duas províncias quase não havia registros de choques entre o Exército e os opositores.

O clérigo radical saudita Abdullah al Mohaisani fez uma chamada aos mujahedins (combatentes da guerra santa) para que acudam à costa síria e lutem contra as forças do regime, em um vídeo divulgado por ele mesmo no Twitter.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos