Médicos afirmam que Jesse Jackson Jr. sofre de transtorno bipolar
O congressista americano Jesse Jackson Jr., filho do reverendo e ativista pelos direitos civis Jesse Jackson, sofre de transtorno bipolar, segundo informou nesta segunda-feira (13) a clínica na qual está internado há um mês.
Jackson Jr., cujo pai concorreu sem sucesso pela candidatura presidencial democrata em 1984 e 1988, solicitou uma baixa médica no início de junho por motivos não especificados, o que suscitou rumores sobre se podia estar sendo tratado por abuso de drogas ou álcool.
O escritório do legislador democrata descartou essas causas ao indicar que o problema era um "transtorno psicológico", embora a causa fosse desconhecia até hoje.
"Após uma avaliação extensiva, o congressista Jesse Jackson Jr. está sendo submetido a tratamento por uma depressão bipolar de tipo dois. O congressista está respondendo bem ao tratamento e recuperando sua força", assinalou em comunicado a Clínica Mayo de Rochester (Minnesota).
A instituição assegurou que o próprio Jackson havia pedido para que sua doença fosse divulgada.
"Sua família e ele estão agradecidos pelo apoio e as preces oferecidas e recebidas em seu nome", comentou a clínica.
O transtorno bipolar de tipo dois é "uma condição tratável que afeta partes do cérebro que controlam a emoção, o pensamento e os desejos, e sua causa mais comum é um complicado conjunto de fatores genéticos e do entorno da pessoa", explicou o centro de saúde.